Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Elaboração e revisão de documentos normativos. Confira!

04 jul 2023

Seguindo com a série de conteúdos sobre a formalização das nossas políticas e procedimentos internos, para que toda a Nossa Gente realize os nossos processos de forma correta, hoje vamos falar sobre a elaboração e/ou revisão dos normativos.

 

Lembrando que um normativo é um documento oficial do Nosso Assaí, que deve ser publicado por meio do Escritório de Projetos & Processos, passando antes pelas etapas de elaboração, revisão, formatação e aprovação. As áreas têm autonomia e devem criar e discutir seus processos e diretrizes, mas o documento só terá validade e se tornará oficial depois de passar pelas etapas mencionadas acima e for publicado pelo Escritório de Projetos & Processos.   

Como iniciar a publicação

Tudo tem início a partir do momento em que a área identifica a necessidade de elaboração do documento e envia a demanda para o Escritório de Projetos & Processos, por meio da abertura de um chamado na Central de Soluções Assaí – CSA.

Com a abertura da demanda, o Escritório de Projetos & Processos vai iniciar o processo de revisões e aprovações.

Mas antes de abrir uma requisição, é importante ter atenção a alguns pontos!

Analise se a demanda causa impacto nas regras Jurídicas, de Compliance, de privacidade/utilização de dados pessoais, controle SOx do Nosso Assaí. Nesses casos, consulte os departamentos responsáveis pelos temas, pois isso será requisitado pelo Escritório de Projetos & Processos. Em resumo: você deve alinhar o conteúdo do documento com todas as áreas impactadas antes de abrir a requisição, o que vai agilizar o processo.

Outro ponto de atenção é na descrição do conteúdo, que precisa ter clareza e objetividade. No caso de Políticas, descreva as diretrizes e regras válidas; para procedimentos, coloque o passo a passo.

Para conferir a política ‘Gestão de Documentos Normativos’ completa, clique aqui.

Ter nossos documentos padronizados é fundamental para que o nosso time trabalhe em sintonia e o Nosso Assaí cresça de maneira sustentável!