Semana da Mulher 2024: veja tudo que rolou!
Ações, conteúdos especiais e muito engajamento. Clique aqui para conferir!
No dia 16 de outubro, foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação, que estimula a reflexão sobre o quadro atual da alimentação e da nutrição mundial. E esses temas são tão importantes para o Nosso Assaí, que separamos uma semana inteirinha para falar sobre eles.
A Semana da Alimentação aconteceu de 16 a 20 de outubro no Nosso Assaí, com muito conteúdo para a Nossa Gente. Nós abordamos diversos pilares sobre alimentação, como hábitos alimentares, alimentação consciente e desperdícios, e tivemos uma palestra para os escritórios sobre segurança alimentar com Rodrigo Oliveira, empreendedor e chefe do Mocotó – Bar e Restaurante, e com Adriana Salay, Doutora em História Social pela USP.
Mas não ficamos só na teoria, não! A Nossa Gente compartilhou suas receitas e experimentou um cardápio com aproveitamento integral de alimentos nos nossos refeitórios. Tudo isso foi muito importante, afinal, o nosso negócio leva alimentação para famílias e empreendedores(as), e a conscientização de todos é fundamental.
:: A nossa atuação é constante 🍊
Além de ações pontuais, como a Semana da Alimentação, nós temos um trabalho forte e constante no tema. Por meio do Instituto Assaí, atuamos na frente de Segurança Alimentar, que tem como principal objetivo viabilizar, para famílias em vulnerabilidade social, o acesso a alimentos não perecíveis, refeições prontas e recursos financeiros para aquisição de alimentos. Isso é colocado em prática através de cinco frentes:
➡️ Acesso a informação sobre práticas alimentares saudáveis: com o objetivo de combater a insegurança alimentar e nutricional no país, nós desenvolvemos conteúdos, que vão de recomendações de boa alimentação a informações nutricionais e receitas, para as famílias beneficiadas pelas iniciativas do Instituto.
➡️ Acesso a alimentos não perecíveis: realizamos doações de cestas de alimentos em situações emergenciais, por demandas externas ou iniciativas próprias.
➡️ Acesso a frutas, legumes e verduras: por meio do programa Destino Certo, nós reduzimos o desperdício em loja ao doar frutas, legumes e verduras que não estão esteticamente atraentes para venda, mas totalmente adequados para o consumo, a instituições sociais parceiras. Já foram doadas mais de 1,7 toneladas!
➡️ Acesso a recursos para escolha de alimentos: lançamos o Mais Escolha, um projeto piloto que fortalece a autonomia e dignidade das pessoas em relação à alimentação, com duas frentes de atuação – garantir uma complementação no acesso físico a alimentos, com a entregar um cartão a famílias inscritas no Cadastro Único; e operar como uma complementação a outras iniciativas de apoio, como auxílios governamentais.
➡️ Acesso a refeições prontas: esse é mais um lançamento do nosso Instituo, com o objetivo de fortalecer cozinhas comunitárias de associações parceiras, incentivando a sustentabilidade e ofertando refeições através da doação de alimentos.
E seguiremos ampliando a nossa atuação para que todos tenham uma realidade mais sustentável e consciente.
:: Individualmente, também podemos fazer a nossa parte! 🍴
Você sabia que um adulto faz mais de 200 escolhas alimentares ao longo de um dia? A maioria delas acontece em algum nível do subconsciente, ou seja, não é percebida de forma realmente atenta. O processo de escolha alimentar se dá 15% pelo comportamento (escolhas racionais e conscientes) e 85% por causas/motivos diversos (como memórias afetivas, nossas preferências, crenças, valores etc.).
Que tal sermos mais conscientes na hora de nossas escolhas alimentares? Esse é um exercício que, aos poucos, se torna um hábito. Então, bora praticar, sempre pensando no que vamos comer, reaproveitando e evitando o desperdício.
Sabemos que a fome é uma realidade em nossa sociedade e devemos estar cada vez mais conscientes, contribuindo para um mundo mais sustentável. Afinal, com poucos ingredientes, construímos grandes transformações!