Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Dia Internacional da Visibilidade Trans

31 mar 2023

Hoje, dia 31/03, é o Dia Internacional da Visibilidade Transgênero (Transexuais, Travestis e Não-Binárias). Essa data sinaliza não somente a existência de pessoas trans, mas também a resistência e conscientização sobre a discriminação enfrentada diariamente por este grupo de pessoas.

Segunda a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), a data foi fundada pela ativista trans Rachel Crandall, de Michigan, como uma reação à falta de compromisso da sociedade em relação aos direitos das pessoas Trans.

Falar sobre visibilidade trans é de extrema importância no Brasil afinal, com base no Dossiê Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), pelo 14° ano consecutivo o Brasil é país com mais mortes de pessoas trans no mundo. Dado que sinaliza a importância de toda a nossa sociedade em lutar contra o preconceito promover a conscientização sobre o tema.

É por isso que, aqui no Assaí, queremos fazer a diferença e ajudar na construção de uma sociedade inclusiva. É assim que, no último ano, comemoramos o aumento de 48% de presença de pessoas trans na Nossa Gente (dado referente as solicitações de uso de crachá social entre dez/2021 comparado com dez/2022). Esse processo é realizado em parceria com a TransEmpregos – o maior banco de talentos de profissionais trans do Brasil – e assim viabilizamos processos seletivos diversos. Além disso, buscamos sempre estar por dentro do tema, assinamos o compromisso com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e participamos e patrocinamos a Feira Divers/a.

Contamos também com o Projeto Destino Certo, realizado pelo nosso time de Sustentabilidade que tem como objetivo a doação de produtos de FLV (frutas, legumes e verduras) para instituições que atendem pessoas Trans em situação de Vulnerabilidade Social. Hoje atendemos duas instituições em principal: a CasaNem e a CasaMiga, ONG’s de acolhimento LGBTIA+, com projetos sociais voltados para comunidade carente, sediadas na cidade do Rio de Janeiro.

Além de tanto apoio com ações e compromissos, investimos na ascensão de carreira de pessoas LGBTQIA+ em nosso negócio. Como a Jackeline, Trainee de Operações na Regional MT/AC/RO, que tem um relato muito especial para compartilhar:

E para seguirmos construindo um ambiente seguro e acolhedor, colocamos em prática diversas ações para toda a Nossa Gente. Inclusive, você já leu a sua Cartilha de Diversidade e Inclusão do Assaí? No material, você encontra um pilar todo sobre LGBTQIA+ para aprender mais sobre, fazer a diferença na sua unidade conscientizando seus(as) colegas e aplicando tudo que aprendeu no seu dia a dia aqui no Assaí. #SomosTodosAssaí #PessoasDiferentesOportunidadesIguais