Bem-vindo(a), Fulano da Silva

24/07: o dia que celebramos o 31º aniversário da Lei de Cotas!

22 jul 2022

No 24 de julho, celebramos o 31º aniversário da Lei de Cotas (nº 8213/91), um importante marco na legislação brasileira para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

E, aqui no Assaí, a inclusão vai muito além do cumprimento de uma cota, promovemos o diálogo respeitoso, e a valorização da diversidade e a equidade de oportunidades no desenvolvimento e crescimento profissional das pessoas com deficiência, o que contribui para tornar a sociedade mais justa e igualitária.

Em 2021, geramos mais 600 oportunidades às pessoas com deficiência e chegamos a 3,2 mil colaboradores(as) atuando em nossas unidades, uma representatividade superior a exigências legais, o que reforça o nosso compromisso com a empregabilidade e inclusão. Mas, não paramos por aí! Com foco no desenvolvimento, lançamos uma trilha exclusiva “Protagonize sua Carreira”, que no seu terceiro ano ganhou novos conteúdos voltados para aprimoramento competências que ajudam na performance do dia a dia, como por exemplo: gestão de conflitos e comunicação assertiva.

Com objetivo de consolidar nosso posicionamento nos tornamos signatário da Rede de Inclusão Social da pessoa com deficiência (REDE) e intensificamos ações com foco em eliminar as diversas barreiras (física, arquitetônica, tecnológica e atitudinal) que impedem as pessoas com deficiências a se desenvolverem e exercerem suas atividades. Entre essas ações, contamos com palestras, conteúdo de letramento disponibilizados na plataforma da Universidade Assaí e nos canais de comunicação interna e um Comitê que visa identificar, analisar e propor a implementação de melhorias.

Este ano, nossas práticas de diversidade foram reconhecidas pela 1ª Pesquisa Ethos/Época de Inclusão, realizada em parceria com o Instituto Ethos e Época NEGÓCIOS, tendo como colocação o 3º lugar no quesito Inclusão de Pessoas com Deficiência e acima da média no segmento do varejo.

E para falar da importância dessa data e como o Assaí valoriza e dá oportunidades para todas as pessoas com deficiência, a Ligiane Caetano Nascimento, contou um pouco sobre a sua trajetória de três anos como Operadora da Loja Bala Juquinha, em São Paulo:

“Em 2009, eu tive um AVC Isquêmico, fiquei com vários tipos de sequelas e tive que reaprender tudo novamente. Para mim, ter oportunidade de trabalhar no Assaí há três anos é uma vitória e alegria muito grande, pois pude voltar a estudar, faço meu curso superior em educação física e hoje estou escrevendo uma autobiografia – inspiração que surgiu após uma palestra que recebi aqui no Assaí. Me sinto, todos os dias, vitoriosa por estar inclusa na sociedade novamente e em poder trabalhar e chefiar a minha casa.”

Acreditamos que a inclusão, o respeito e valorização de todas as pessoas com deficiência gera transformação e tem o poder de proporcionar uma sociedade em mais justa e igualitária para todos(as)!