Dia Mundial de luta contra a AIDS
A AIDS não faz distinção de identidade de gênero, orientação sexual, idade ou cor de pele
Aqui no Assaí, temos muito orgulho em dizer que estamos construindo cada vez mais iniciativas para garantir o respeito pela comunidade LGBTQIA+. Mas, afinal, você sabe quais são as ações e projetos do nosso Assaí para a valorização e respeito dessas pessoas?
Se ainda não conhece, chegou o momento de ficar por dentro:
– 56 colaboradores(as) utilizam o crachá social nas nossas unidades;
– Garantia de direitos como benefícios para casais do mesmo sexo com união estável;
– Uso do banheiro conforme sua expressão de gênero;
– Websérie sobre Diversidade e Inclusão com Ricardo Sales, na Universidade Assaí;
– Cartilha “Agora Vai, um apoio a todo processo de seleção e inclusão de profissionais Trans” – criada em parceria com a TransEmpregos;
– Além disso, promovemos ações de engajamento, conscientização e capacitação em datas importantes, como: Dia Nacional da Visibilidade Trans, Dia Internacional contra Homofobia, Dia do Orgulho LGBTQIA+ e Dia da Visibilidade Lésbica.
Demais, né? Mas, demais mesmo é relembrar a importância do Dia Internacional contra LGBTfobia e, principalmente, reforçar que a livre orientação sexual e identidade de gênero é um direito que deve ser assegurado e respeitado à todas as pessoas, combatendo toda e qualquer forma de preconceito que leve a violência e discriminação.
Para quem não sabe, a data foi marcada pelo momento em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, o que representa a valorização das pessoas da comunidade LGBTQIA+, a busca pelos direitos humanos e a luta contra a discriminação e o preconceito.
E para fechar o tema com chave de ouro, a Ivy, colaboradora Trans e Jovem Aprendiz da loja Praia Grande II/SP, deu seu depoimento:
![]() |
“Como mulher transexual, estou em processo de transformação. No entanto, desde o momento do processo seletivo, admissão e integração, senti muita receptividade e respeito por parte do Assaí, gestores e equipes. Sempre com o cuidado de entender qual era a forma em que eu gostaria de ser chamada. Rapidamente, providenciaram meu crachá social, me ofereceram a opção do banheiro que usaria. Aqui no Assaí, sei que posso ser eu mesma, pois é uma empresa que valoriza a diversidade.” Ivy, Jovem Aprendiz da loja Praia Grande II/SP |