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XP inicia cobertura para supermercados e elege Pão de Açúcar como ação favorita

19 mar 2019

Na opinião da equipe de análise, setor deve se beneficiar com melhores tendências econômicas, com impacto positivo da recuperação da inflação de alimentos

A XP Investimentos iniciou a cobertura de dois supermercadosPão de Açúcar ( PCAR4) e Carrefour ( CRFB3). Enquanto o primeiro possui recomendação de compra, com preço-alvo estimado em R$ 131 (com potencial de alta de 41% em relação ao fechamento do último pregão), o segundo tem recomendação neutra e preço-alvo de R$ 21, o que implica em um upside de 4%.

Em relatório intitulado “Supermercados: hora de encher o carrinho”, a equipe de research destaca que possui uma visão positiva para o setor, que deve ser beneficiado por melhores tendências econômicas, com impacto positivo da recuperação da inflação de alimentos.

Betina Roxo, analista que assina o relatório, afirma que ambas as empresas estão bem posicionadas para capturar o crescimento da indústria de alimentos, com forte presença nos segmentos de varejo e atacado. No entanto, a favorita é Pão de Açúcar, por acreditarem que as melhorias operacionais não estão totalmente precificadas e verem um potencial adicional com desinvestimentos da Via Varejo (VVAR3) e da Cnova, uma das principais empresas de comércio eletrônico na França e parte do Grupo Casino.

Roxo destaca que o mercado brasileiro de varejo alimentar ainda é altamente fragmentado, com CarrefourGrupo Pão de Açúcar e Walmart ocupando apenas 36% do total. Desta forma, há espaço para que as grandes varejistas expandam geograficamente e aumentem a presença em outras regiões do país.

Em um cenário otimista, a equipe de análise vê um potencial de alta de 57,9% para os papéis de PCAR4, alcançando os R$ 147. Já Carrefour, poderia subir até os R$ 23 – upside de 13,9%.

Uma das iniciativas utilizadas pelo ‘atacarejo‘ que tem colhido bons frutos é o investimento em plataformas de serviços online e na multicanalidade.

Roxo cita o Índice Tetra Park 2018, que diz que as vendas online de alimentos e bebidas devem apresentar um forte crescimento nos próximos anos. “Na nossa visão, as tendências de multicanalidade devem ser o principal fator para o aumento online, com os varejistas que operam em lojas físicas fortalecendo sua presença digital e as empresas online expandindo as operações em lojas físicas”, escreve.

No Pão de Açúcar, por exemplo, o e-commerce cresceu 63,5% no 4º trimestre de 2018 na comparação anual. Entre os principais investimentos estão a parceria com o Cheftime, a aquisição do James Delivery e a inauguração do Pão de Açúcar Adega.

A companhia espera fortalecer seu projeto digital através da maior penetração de ferramentas de fidelidade e personalização do aplicativo “Meu Desconto”; implantação da plataforma James Delivery em São Paulo no 2º trimestre e expansão para 10 cidades até o final do ano; expansão da plataforma Adega, entre outros.

No caso do Carrefour, as vendas online atingiram R$ 1,4 bilhão em 2018, montante 110% acima do ano anterior, com o marketplace representando 15% das vendas (contra 3% em 2017). A parceria com o Rappi também contribuiu para esse aumento. Entre as principais iniciativas para este ano estão a ampliação do serviço “Clique e Colete” e a expansão do “Carrefour Drive” para outros formatos, como ‘Market’ e ‘Express’.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/7990703/xp-inicia-cobertura-para-supermercados-e-elege-pao-de-acucar-como-acao-favorita-upside-e-de-41