Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Um diagnóstico precoce, faz a diferença!

30 set 2021

A melhor forma de combatermos o câncer de mama? Realizando os exames constantemente! Inclusive a Miriam, trouxe em sua entrevista a importância da realizar os exames de rotina e quanto descoberta de um diagnóstico na fase inicial do câncer fazem a diferença em todo o tratamento e cura.

Então, tenha em mente que a única forma de rastreamento da doença é o diagnóstico precoce! No início do câncer de mama, você não consegue identificar os sintomas e, na maioria dos casos, apenas a mamografia consegue diagnosticar. Isso, porque a formação a microcalcificação não é perceptível em um autoexame, por exemplo.

Seguro orientações da Dr. Desirée Pitelli, ginecologista e obstetra do Espaço Saúde da Matriz, a mamografia deve ser feita anualmente em mulheres acima de 40 anos. Caso tenha um diagnóstico de primeiro grau de câncer de mama na família, a rotina de exames deve ser feita 10 anos antes do diagnóstico do parente. Por exemplo, caso sua mãe diagnosticou o câncer de mama aos 40 anos, a rotina de mamografia anual deve iniciar aos 30 anos!

E aí, você já está na faixa etária e ainda não fez seu exame este ano?
Aproveite para agendar sua consulta com seu(ua) médico(a) o quanto antes e realizar seus exames. Aproveite também para compartilhar essa orientação com amigas, familiares e colegas. Vamos juntos e juntas unir laços neste Outubro Rosa!