Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Entenda o que é Identidade de Gênero

27 jan 2020

LGBTQI+, cis, trans, são muitas as palavras relacionadas ao universo da comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros que podem causar dúvidas pela falta de conhecimento e mesmo de convivência. Hoje no Brasil, estima-se que existem cerca de 20 milhões de pessoas da comunidade LGBT.

Aqui no Assaí, nós nos orgulhamos de respeitar a diversidade em todas as suas formas. Ter colaboradores(as) de diferentes origens, idades e histórias de vida faz da nossa empresa mais rica e completa. Cada um(a) tem a responsabilidade de agir de forma coerente aos valores da Companhia e não reproduzir preconceitos que ocorrem na sociedade.

Por isso, nessa semana vamos falar sobre as pessoas trans. Começando pelo começo: para entender o que são pessoas trans, devemos entender alguns conceitos:

1 – O sexo biológico, que está ligado à nossa biologia: cromossomos, hormônios, órgão sexual com o qual nascemos. masculino, feminino ou intersexo que segundo a ONU são “pessoas que nascem com características que não correspondem ao que a sociedade caracteriza tradicionalmente como masculino ou feminino”.

2 – Gênero, é um conceito criado nos anos 1970 que diferencia as pessoas levando em consideração os padrões que normalmente se atribui aos homens e às mulheres.

3 – Orientação Sexual, sobre a atração emocional, afetiva ou sexual por pessoas que podem ser do mesmo gênero, de gênero diferente ou de mais de um gênero.

4 – Identidade de Gênero que é como a pessoa se reconhece, como você se identifica e se expressa no mundo, que pode ou não corresponder ao sexo biológico: mulher, homem ou não binário (ou seja, aquele que não se vê como apenas uma coisa ou outra).

Então o que são pessoas trans?

As pessoas trans, também chamadas de transgênero (travesti, transgênero e transexuais), são aquelas que não se identificam com o sexo do nascimento e, por isso, procuram se expressar com o gênero com o qual se identificam pelas vestimentas, forma de falar ou ainda podem recorrer a tratamentos médicos, hormonais e cirurgia de redesignificação de sexo.

A pessoa que nasceu mulher e se identifica como homem, é um Homem trans.

A pessoa que nasceu homem e se identifica como mulher, é uma Mulher trans.

E pessoas Cis ou Cisgênero?

São as pessoas que não são transgênero, ou seja, que se identificam em todos os aspectos ao gênero atribuído ao nascer.

Para ficar fácil de entender: “Cis-” é um prefixo em latim que significa “no mesmo lado que” e, portanto, é oposto de “trans-”  que significa “do outro lado de”.

O processo de transição de gênero, mesmo quando não envolve intervenções médicas, é complexo e pode levar a diversas perdas, desde a perda emocional de não ser aceito pela família até perdas financeiras.  Por isso, nunca faça perguntas íntimas, como pedir para saber o nome de nascimento ou para ver fotos anteriores à transição de uma pessoa. Ainda que muitos(as) não se importem, pode ser desagradável para outros(as) e todos(as) precisam ser respeitados(as).

Sabemos que é natural ter dúvidas e curiosidades sobre o universo trans, mas é preciso ter sensibilidade e respeito. Antes de perguntar para uma pessoa trans sobre suas questões íntimas, pare e reflita: você perguntaria o mesmo a um(a) colega cis que acabou de conhecer e não tem intimidade? Então, respeite a privacidade do(a) colega.

O que não falar:

“Qual é o seu nome de verdade?”: o nome de verdade de uma pessoa trans é o que ela escolheu como seu nome social. Essa regra vale inclusive para os nossos crachás e materiais de trabalho. Na dúvida, sempre se refira ao(à) colega pelo nome e gênero sociais.

Uso dos banheiros e vestiários: a pessoa trans deve frequentar o banheiro correspondente ao papel social pelo qual se apresenta. Homens trans utilizam o masculino e Mulheres trans utilizam o feminino.

Não use termos como “escolha”, “opção” ou “preferência” sexual. As pessoas não escolhem por qual gênero se sentem atraídas ou como se sentem em relação ao gênero de nascimento. Os termos corretos são “identidade de gênero” para se referir a pessoas cis ou trans e “orientação sexual” para se referir a pessoas homossexuais.

Jamais fazer piadas ou reforçar estereótipos associados a comunidade LGBT. Nem todo gay é extrovertido, nem toda lésbica é masculinizada. Se forem, isso não é um problema.

Uma informação adicional:
Identidade de gênero não tem a ver, necessariamente, com orientação afetiva sexual (por qual gênero você sente atração). Uma pessoa pode não se identificar com seu gênero biológico e, ainda assim, sentir atração pelo gênero oposto. Não generalize comportamentos e preferências, cada indivíduo é único e deve ser respeitado em suas características.