Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Revista Assaí Bons Negócios: confira destaques da edição atual e compartilhe!

05 dez 2021

A edição novembro/dezembro da Revista Assaí Bons Negócios está cheia de conteúdo especial para compartilhar conhecimento com empreendedores(as) de todo o Brasil! Além de destacar nossa campanha de Natal e Fim de Ano, a edição atual apresenta a história de superação de um vendedor ambulante que conquista o público com seu modo de vender balas de coco, dicas de planejamento para 2022 e muito mais!

Uma das matérias da revista, que pode ser acessada também na edição virtual da revista, fala sobre o cuidado com os golpes de entrega de delivery, um tema muito relevante para ser abordado, uma vez que pode trazer prejuízos tanto para o(a) empreendedor(a) quanto para o(a) cliente! Clique aqui para ler a matéria online e confira a seguir algumas dicas que ela apresenta:

CUIDADO COM O GOLPE DO DELIVERY!

O AUMENTO NAS VENDAS ON-LINE TROUXE TAMBÉM NOVAS MODALIDADES DO “GOLPE DO DELIVERY”, COM PREJUÍZOS PARA O EMPREENDEDOR E O CLIENTE.

As vendas por delivery no Brasil já são uma realidade, com forte crescimento nos últimos dois anos. Com esse aumento, cresceu também o número de tentativas de golpe no ato do pagamento. Segundo dados do Procon-SP, o “golpe do delivery” teve 186% a mais de registros de janeiro a maio de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Perceber que está sendo vítima de uma ação criminosa nem sempre é simples, já que os envolvidos fazem parecer que tudo é real. Para entender como funciona o golpe do delivery e o que fazer para evitá-lo, a Revista Assaí Bons Negócios conversou com o coordenador do curso de graduação em Tecnologia em Defesa Cibernética do Senac EAD, Fábio Luiz Lettieri da Costa.

COMO FUNCIONA O GOLPE DO DELIVERY. VEJA OS PRINCIPAIS MODOS E ARGUMENTOS:
Máquina com defeito ou película extra no visor
No momento da entrega, o entregador digita um valor maior que o real na máquina, cujo defeito na tela impede a visualização de dados como valor e nome do estabelecimento. Sem perceber o erro, o cliente digita a senha e aprova o pagamento, que vai direto para uma conta criada pelos criminosos.

Erro no pagamento pelo app
Nessa modalidade, os golpistas convencem o consumidor de que, por algum motivo, o pagamento não foi processado e será estornado. Mas, para concluir a entrega, pedem um novo pagamento via débito ou crédito, que é desviado.

Ligação do restaurante
Uma falsa chamada telefônica, articulada pelos criminosos, informa problemas no processamento da compra e que, por isso, o cliente deve informar dados do seu cartão por telefone ou realizar um novo pagamento na máquina. Nesse momento, ocorre o desvio.

COMO SE PROTEGER
 • Prefira pagar pelo aplicativo
 • Em caso de problema no ato do pagamento, entre antes em contato com o estabelecimento via aplicativo ou telefone
 • Se for pagar na entrega, confira o valor antes de digitar a senha
 • Ao perceber defeitos na máquina, não pague e faça contato com a loja
 • Nunca forneça dados do cartão por telefone ou aplicativo

Bacana ficar por dentro do tema, né? Melhor ainda é se proteger! Muito mais sobre essa matéria e outros conteúdos estão disponíveis aqui. Aproveite para compartilhar com aquele comerciante ou empreendedor(a) que você conhece 😉