Foram divulgados pelo GPA os resultados financeiros do 1º trimestre de 2020 e, mesmo com o cenário desafiador causado pela COVID-19, o Nosso Assaí continua se destacando dentro do Grupo e acumulando resultados muito positivos que reforçam o fortalecimento do nosso formato e a assertividade da expansão.
O Grupo alcançou R$ 21,6 bilhões de vendas brutas, um aumento de 56,6% comparado ao mesmo período em 2019, um grande resultado que o Assaí ajudou a atingir. A nossa empresa ampliou as suas vendas em 23,8% e teve um faturamento de R$ 8,5 bilhões, um crescimento acima da concorrência e que representa 53,8% das vendas do GPA no Brasil!
Em um 1º trimestre cheio de mudanças, esses resultados refletem toda a dedicação dos(as) colaboradores, a nossa rápida adaptação ao cenário atual, a força da expansão e a nossa essencialidade no abastecimento da população brasileira. Somos o atacadista que mais cresce no Brasil e devemos isso a toda a Nossa Gente!
O Nosso Presidente, Belmiro Gomes, participou da conferência e destacou alguns pontos. Confira:
- Belmiro falou da performance extremamente positiva no 1º TRI, com um acrescimento de R$ 1.6 bilhões graças a expansão feita nos últimos dois anos. Destacou 2019 como um ano recorde de inaugurações, com 22 novas lojas, o que contribuiu nos resultados e no ganho de market share(participação de mercado).
- Primeiras ações de preparação contra o Coronavírus começaram já em janeiro, o que garantiu ao Assaí uma melhor estruturação para atender o cliente, tanto no 1º TRI quanto no 2º. Aumento dos níveis de estocagem de produtos, compra de EPIs para os(as) colaboradores, criação de comitês de crise e processos de sanitização das lojas foram algumas das iniciativas.
- Lucro Bruto de 1,2 bilhão e acréscimo de 0,3 pontos percentuais do 1º TRI de um ano para o outro, mesmo com a abertura de 22 novas lojas, que no primeiro momento podem acabar causando uma diluição.
- Tivemos ganhos internos com a nossa política comercial, relacionamento com fornecedores, linha de quebras, melhorias de eficiência na logística e abastecimento das unidades, o que ajudou no aumento do lucro.
- Crescimento de 33,6% de EBITDA, com ganho de 0,5 na margem (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
- As despesas do 1º TRI também tiveram uma série de ganhos, como a migração de várias lojas que estavam no mercado cativo e agora estão no mercado livre. Isso somado a disciplina de despesas, resultados, acompanhamento e maturação das novas unidades, que entraram em um volume de venda e crescimento acima do esperado, possibilitou um efeito contributivo no lucro e na diluição das despesas.
- Belmiro falou do desafio enorme que trouxe o 1º TRI e que, mesmo assim, continuamos com o nosso padrão de atendimento e consolidação das novas lojas. O resultado disso foi a conquista de 2,5 milhões a mais de clientes comparado ao ano passado e um reconhecimento da Folha de S.Paulo, que nos elegeu pela 5ª vez como o Melhor Atacadista.
- No final de março tivemos um movimento muito forte, em todas as regiões do Brasil, primeiro nas capitais e depois em outras regiões. Foram 7 dias como se fosse 23 de dezembro, todo o time foi muito guerreiro no período.
- Devido a pandemia, dentro do 1º TRI foi notada uma queda de compra dos públicos revendedores, transformadores e utilizadores. No entanto, um movimento muito forte de compra do consumidor final, que na 2ª quinzena de março foi até o Assaí para se abastecer.
- No total, foram mais de 270 ações realizadas neste período de pandemia. Desde o afastamento de grupos de risco, atendimento de demandas, apoio financeiro, incentivo de performance, cuidado com as mães que estão com os filhos fora das escolas, operações de sanitização nas unidades e ações de cuidado com o(a) colaborador(a) e clientes. Além disso, temos também os trabalhos sociais que estão sendo realizados para apoiar as pessoas impactadas pela pandemia.
- Para o 2º TRI, Belmiro disse que estão previstas uma série de parcerias, entre elas com o governo da Bahia. Vamos distribuir mais de 200 mil vales cestas para as famílias impactadas da região.
- Um novo posicionamento para o canal de televendas também está mapeado para ocorrer no 2º TRI, para atuarmos de forma mais significativa com o público revendedor. Além de oferecer para eles a possibilidade de parcelamento em 2x sem juros para eles, em todas as praças do Norte e Nordeste.
- No 1º TRI foram vendidas mais de 11 milhões de caixas de pizza, devido a alta demanda por delivery no período. Por isso, elas passaram a ser vendidas para o público revendedor com mais de 20% de desconto, como forma de apoio e para manter a sua fidelização.
- Belmiro chamou atenção pelo fato de que, neste momento, estamos trabalhando com um público mais abastecedor. O cliente está valorizando a sua segurança e indo até o Assaí para “encher o carrinho” de uma única vez e no nosso formato de negócio.
- Novas 17 lojas estão planejadas para serem abertas em 2020. Este ano também tivemos a abertura da 1ª loja no Maranhão, com isso passamos a operar em 22 estados + DF.
- Para finalizar, Belmiro disse que a expectativa é de 20% de crescimento para o Nosso Assaí no 2º TRI de 2020.