Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Paternidade ativa é um assunto sério para nós!

10 ago 2023

Celebrar o Dia dos Pais é mais do que celebrar um título ou um vínculo sanguíneo, é enaltecer uma relação ativa e presente, construída de pequenos instantes e grandes momentos que criam uma conexão única e profunda.

Dizem por aí que a mulher se torna mãe no momento em que descobre a gravidez, mas que o homem só se torna pai após o nascimento do bebê.  Porém, a verdade é que o papel do pai é vital desde o primeiro instante!

A paternidade responsável começa com o compromisso de estar presente em todas as etapas da gestação, proporcionando um ambiente emocionalmente seguro e acolhedor para a mãe e o bebê. Um pai também deve nascer no momento da descoberta da gravidez, aprendendo sobre as mudanças no corpo da mulher, educando-se sobre o desenvolvimento fetal e demostrando preocupação e apoio genuíno à saúde e ao bem-estar da mãe e do(a) filho(a) que está para chegar.

:: Formas concretas de mostrar comprometimento durante gravidez ::
Montar o quarto, escolher o enxoval, acompanhar as consultas e os exames do pré-Natal, bem como discutir em conjunto os planos de parto e apoiar a escolha feita. Fazer cursos sobre paternidade e explorar opções de cuidados infantis são algumas das maneiras básicas de fortalecer a conexão emocional profunda com a criança que está por vir. E, aqui no Assaí você pode contar com uma trilha exclusiva sobre “Um papo sobre paternidade”, disponibilizada na Universidade Assaí. Clique aqui para acessar.

E esse é só o começo! Criar vínculos fortes com os filhos é uma tarefa contínua, que tem papel primordial na infância, contribuindo, até mesmo, para o desenvolvimento saudável e bem-sucedido das crianças. Esses vínculos devem ser criados por meio de tempo de qualidade, com participação em atividades cotidianas, como brincar, ajudar com a lição de casa, contar histórias antes de dormir e compartilhar refeições em família.

A comunicação é outra peça essencial para a construção de conexões profundas. Ouvir com empatia e expressar amor geram um ambiente de confiança, no qual a criança se sente à vontade para compartilhar seus sentimentos, preocupações e sucessos, e isso dura para sempre, passando pela adolescência até chegar à vida adulta.

:: Toda forma de ser pai ::

Vale reforçar ainda que a paternidade não tem gênero e pode ser exercida e representada muitas vezes por diferentes pessoas que apoiam no cuidado e desenvolvimento de crianças e adultos, como um tio(a), avô(á), irmão(ã) e até mesmo a liderança, que no dia a dia, orienta e apoio na jornada profissional do seu time.

:: Pai e Profissional ::
Para viver as duas jornadas em sua plenitude e com equilíbrio, é fundamental desenvolver um conjunto de habilidades que se cruzam e se complementam. Conheça algumas delas:

  • Comunicação Efetiva: tanto em casa quanto no trabalho, a comunicação é a chave para relacionamentos saudáveis e colaboração produtiva.
  • Empatia e Compreensão: permite entender as perspectivas dos outros, cultivando relações mais profundas e solidárias.
  • Gestão de Tempo e Prioridades: gerenciar as múltiplas demandas da paternidade e da carreira exige habilidades sólidas de gestão de tempo.
  • Resiliência e Adaptação: a vida é repleta de mudanças e imprevistos, e é essencial ter capacidade de se adaptar às circunstâncias, encontrando soluções criativas.
  • Gerenciamento de Conflitos: saber como resolver conflitos de maneira construtiva é vital para a harmonia familiar e o sucesso profissional.
  • Autoconhecimento e Autocuidado: reconhecer nossas próprias necessidades, limites e aspirações é fundamental para atender às demandas da paternidade e do trabalho de maneira saudável.

Desenvolver essas habilidades como pai e como profissionais é uma jornada contínua de aprendizado e crescimento, que começa desde a descoberta da gravidez.

Quer continuar se informando sobre a paternidade? A nossa Universidade Assaí tem uma trilha especial, dentro da Jornada a Equidade de Gênero, chamada  “Filhos no Currículo”, que ajudam os pais, mães e liderança a entenderem seu papel nesse processo. Clique aqui para acessar.