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NRF 2019: As prioridades do varejo

28 jan 2019

Durante a NRF 2019, a analista de varejo da Forrester, Sucharita Kodali, apresentou os destaques do estudo State of Retailing 2019. O destaque: mais varejistas estão abrindo lojas do que fechando e muitos estão definindo objetivos e investindo em tecnologia para alavancar seus negócios em uma indústria em constante evolução.

Investimentos de curto prazo

A pesquisa da Forrester revelou os quatro objetivos principais dos varejistas para este ano:

Aumentar as vendas: investimentos em marketing visam atrair e reter consumidores. Lançar novos produtos também é uma forma de impulsionar as vendas.
Reduzir custos: diminuindo os gastos com TI, mas melhorando a cadeia logística de suprimentos e retendo talentos.
Melhorar a experiência do cliente: unir esforços online e offline e promover experiências na loja para aumentar a frequência de relacionamento com o consumidor.
Melhorar produtos e serviços: o foco será em criar produtos mais fáceis de usar, no lançamento mais rápido e no aumento da participação do consumidor durante o desenvolvimento de novos produtos.

Investimentos de longo prazo

Pensando no futuro a médio e longo prazo, Kodali destacou o investimento das redes varejistas em tecnologia. A maioria está buscando melhorar a segurança da informação, que tem sido foco após a criação de legislações como o General Data Protection Law na Europa. Personalização, mobilidade e melhorias na experiência multicanal também estão no topo das prioridades, enquanto tópicos populares como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual e robôs ainda estão em fase de pesquisas.

A personalização está no centro das discussões, mas o consumidor – em especial de alta renda – desconfia do conceito. Mais da metade dos consumidores se mostrou preocupada com o fato de as empresas saberem demais sobre eles. O consumidor não está disposto a compartilhar suas informações pessoais para obter indicações personalizadas, ainda que 60% esteja disposta a compartilhar sua opinião sobre produtos que provou e gostou. Kodali acredita que é “extremamente importante que as empresas continuem coletando dados de forma útil”.

O impacto das compras via dispositivos mobile na experiência do consumidor aumentou. Cada vez mais pessoas estão usando seus smartphones e tablets para comparar preços, buscar informações sobre produtos, ler avaliações tanto na loja quanto antes de sair para comprar. Enquanto o mundo se torna cada vez mais conectado, será cada vez mais importante acertar no varejo multicanal, especialmente na hora de criar uma jornada de compra fluida do começo ao fim.

Quer conferir o relatório da NRF e Forrester de 2018? Acesse o State of Retailing Online

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