A campanha Novembro Azul chegou ao fim, mas cuidar da saúde e quebrar os tabus que cervam a forma de prevenção do câncer de próstata são atitudes que devem ser colocadas em prática sempre.
Durante todo o mês, tivemos conteúdos especias para de alguma forma tentar conscientizar os nossos colaboradores e mostrar que vergonha é não cuidar da própria saúde. Os exames de prevenção são extremamente importantes e devem ser feitos regularmente.
Por isso, se tiver mais de 40 anos e começar a notar alguns sinais que podem configurar na presença da doença, é necessário fazer os seguintes exames:
- Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
- Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Esperamos que os conteúdos especiais e ações realizadas durante a campanha tenham levado mais conscientização para os nossos colaboradores. Bora deixar o preconceito de lado e começar a se cuidar? Saúde em 1º lugar e prevenção sem tabus!