Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Nossas ações e cuidados com o Meio Ambiente

05 jun 2019

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data para conscientizar sobre a importância de aliar o desenvolvimento da sociedade com a preservação dos recursos naturais.

Aqui no Assaí, o cuidado com o meio ambiente caminha lado a lado com a nossa operação e os temas abaixo têm muita importância para nós. Será que você conhece todas as nossas práticas?

:: Gestão de resíduos ::
O cuidado com o que descartamos ajuda a reduzir a quantidade de materiais que encaminhamos para aterros, aumenta os índices de reciclagem e incentiva os clientes e colaboradores a adotarem boas práticas ambientais. Veja as ações que desenvolvemos sobre esse tema:

Estações de reciclagem: são Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que ficam disponíveis em nossas lojas para que os clientes depositem seus resíduos recicláveis, o que consequentemente diminui a quantidade de resíduos encaminhados para aterros sanitários.  Além disso, a maioria dos nossos PEVs conta com a parceria da Enel que possibilita a troca dos resíduos recicláveis por desconto na conta de energia elétrica. Desde 2012 até abril deste ano, já arrecadamos mais de 4 mil toneladas de resíduos nos 22 PEVs disponíveis em nossas lojas.

Compostagem: este projeto está presente em 25 lojas e tem o objetivo de destinar os resíduos orgânicos para a compostagem. É um processo que transforma matéria orgânica em adubo a fim de melhorar a qualidade do solo.Com o projeto, já deixamos de enviar para o aterro sanitário, mais de 1.700 toneladas de resíduos.

Banco de Alimentos: um projeto realizado em parceria com Bancos de Alimentos, em que frutas, verduras e legumes que não estão esteticamente ao gosto do cliente por estarem amassados e/ou maduros demais, mas que estão próprios para consumo, são doados e redistribuídos para instituições sociais. Com esse projeto, além de reduzirmos o volume de resíduos enviados para aterros, destinamos alimentos a instituições sociais e reduzimos custos com o transporte e destinação de resíduos. Até hoje, já foram doadas mais de 2.300 toneladas de alimentos por meio das mais de 80 lojas que fazem parte do projeto.

Reciclagem de fundo de loja: você sabia que além de diminuir a quantidade de resíduo que vai para os aterros, a reciclagem gera receita para a loja? Desde 2018, já destinamos mais de 25 mil toneladas de plástico e papelão para reciclagem, garantindo a destinação correta e o início de um novo ciclo de vida para os materiais.

Coleta de óleo da loja: óleo e água não se misturam, né? Descartar óleo ou gordura que sobra de frituras, pratos assados ou cozidos pelo ralo da pia causa um baita impacto negativo com a contaminação do solo e água. A coleta de óleo proveniente do refeitório das nossas lojas já garantiram que mais de 61.000 litros fossem destinados corretamente e não prejudicassem os rios e mananciais.

Coletor de pilhas e baterias: assim como o óleo, as pilhas e baterias podem contaminar o solo quando se decompõem e não podem ser descartadas no lixo comum. Nossas lojas estão equipadas com pontos de descarte para que os materiais sejam encaminhados à destinação ambientalmente adequada. Já arrecadamos cerca de 23 toneladas do material.

Coletor de lâmpadas: para contribuir com a diminuição do impacto ambiental causado pelo descarte incorreto de lâmpadas, disponibilizamos em nossas um coletor para que esse tipo de resíduo possua uma destinação final ambientalmente adequada. E desde setembro de 2018 já recolhemos cerca de 2,25 toneladas de lâmpadas.

Coleta seletiva na Central Administrativa: a parceria com uma Cooperativa de reciclagem na nossa Central Administrativa incentiva o trabalho das cooperativas, diminui a quantidade de lixo enviado para aterros e ajuda a criar o hábito da separação de lixo reciclável e orgânico entre os colaboradores. Desde 2017, já enviamos mais de 50 toneladas para reciclagem.

Controle de quebra: aqui os times mandam bem! Além de fazer muita diferença no nosso resultado financeiro, reduzir o desperdício de produtos ajuda a diminuir resíduos.

Venda de sacolas retornáveis: desenvolvemos uma coleção de sacolas retornáveis de alta resistência e vendemos em um valor acessível para os clientes que desejam transportar suas compras de forma sustentável. Uma boa prática para não utilizar mais sacolas de plástico, não é mesmo?

:: Energia ::
O uso consciente da energia elétrica é importante para o meio ambiente e gera economia financeira para a empresa. Tem medidas simples para ajudar a reduzir essa conta e todos saírem ganhando, olha só:

Painel solar: aqui no Assaí, este projeto foi criado com o objetivo de contribuir para uma operação cada vez mais limpa e sustentável, por meio do uso da luz solar. Ele faz parte do Programa de Eficiência Energética, da área de Operações, e consiste na instalação de usina solar no telhado de nossas lojas, diminuindo a distância entre a geração e o consumo de energia, aproveitando áreas inutilizadas e aumentando a independência do fornecimento da distribuidora local. Atualmente, contamos com seis usinas solares.

Iluminação natural: já reparou como nossas fachadas privilegiam a entrada de luz natural? Além de ser muito mais agradável de se ver, aproveitar a luz do dia ajuda a reduzir o consumo energético. O segredo para aproveitar ao máximo a luz solar está no planejamento da planta da loja e no uso de fachadas com vidro e/ou telhas translucidas.

Iluminação com lâmpadas de LED: as lâmpadas de LED são mais duráveis que as incandescentes, não emitem radiação UV e não causam cansaço visual. Depois de iluminar nossos ambientes por muito tempo, elas ainda são mais ecológicas no momento do descarte, porque não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substancias tóxicas na composição.

Ilhas de congelados fechadas com portas: todas as nossas ilhas são do modelo mais eficiente, que evita a troca de calor do ar quente pelo frio, diminuindo o consumo de energia elétrica. Mas para que ela seja 100% efetiva, todos devem ter o cuidado de manter o equipamento fechado, ok?

Viu quantas ações em defesa do Meio Ambiente temos aqui no Nosso Assaí? E elas não param por aqui. Confira tudo no Relatório Anual e de Sustentabilidade do GPA, clique aqui, leia e fique por dentro 🙂