Bem-vindo(a), Fulano da Silva

TI

No Dia da Mentira, não caia nessa armadilha!

01 abr 2019

Vamos aproveitar o 1º de abril, Dia da Mentira, para te conscientizar sobre dois temas muito importantes para a nossa segurança: as Fake News e o Clickbait.

As Fake News, ou notícias falsas, viraram um dos temas mais importantes nos últimos anos, principalmente depois das eleições de 2016 nos Estados Unidos e do Brexit, que iniciou as discussões sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. Pesquisas mostram que só no caso das eleições norte-americanas, 65 milhões de americanos tiveram acesso a notícias falsas. Aqui no Brasil, não foi diferente. Nos últimos meses uma série de notícias falsas sobre vacinas, por exemplo, causaram um estrago e tanto.

Já o clickbait não é necessariamente um conteúdo falso, mas nem sempre entrega o que promete. Sabe quando você lê um título que gera muita curiosidade e, ao acessar a notícia, não era exatamente o que você imaginava? Essa é uma técnica que muitos portais utilizam para ganhar cliques e aumentar sua audiência, daí o termo “isca” (bait) de cliques. Quer exemplos?

 

Para não cair nessas duas armadilhas digitais, siga algumas dicas:

Julgue o livro pela capa, ou o conteúdo pelo título…
Se o título prometer demais, desconfie. Caso o material tenha subtítulo, leia e analise antes de clicar. Será que se a notícia fosse tão impactante assim, ela não estaria na capa de todos os jornais?

Esse site é confiável?
Observe o endereço do site antes de clicar. É um veículo de comunicação conhecido e confiável? Com a tecnologia, hoje qualquer pessoa com acesso a internet pode criar um site e escrever o que bem entender nele. Por isso, avalie a fonte antes de tomar aquela informação como verdade e, principalmente, antes de compartilhar o conteúdo.

Prazo de validade
Quando um assunto ganha relevância, muitas pessoas utilizam notícias antigas sobre o mesmo tema para gerar cliques. Quer um exemplo? A imprensa começa a noticiar um novo surto de dengue ou febre amarela. Você abre suas redes sociais e começa a ver compartilhamentos sobre casos de mortes, vacinas esgotadas etc. Na ânsia por se informar e compartilhar uma informação tão importante com seus contatos, as pessoas compartilham antes mesmo de clicar no próprio link que estão compartilhando e checar o conteúdo completo. Ao entrar na notícia, você descobre que ela é de um ano passado.  Ou seja, a notícia não é falsa, mas também não é aplicável aos dias de hoje.

Clique aqui e relembre algumas dicas importantes sobre Segurança da Informação que divulgamos aqui na Intranet.

Cuidar da Segurança das nossas informações é dever de cada um, todos os dias.