Bem-vindo(a), Fulano da Silva

TI

Navegar com segurança e liberdade

10 fev 2020

“Estou de acordo com os termos de uso”. Quantas vezes você aceitou um conteúdo sem ler? É de perder a conta, né? Por isso, a privacidade e o compartilhamento de dados são apenas um dos temas importantes para serem refletidos no dia 11/2, Dia da Internet Segura. Nascida na Europa, a data mobiliza mais de 140 países e busca estimular o uso livre e seguro da internet.

Dentro desse cenário, a pauta sobre disseminação de notícias falsas também vem ganhando força. Tanto que lançamos o canal acheiumfake@assai.com.br para recebimento de denúncias sobre conteúdos falsos do Assaí. Se ver algo estranho na rede, não deixe de denunciar, hein?

Além de continuar de olho na reputação e imagem do Assaí, aproveite pra conferir algumas dicas e sugestões para serem seguidas não apenas hoje:

Ainda na linha de disseminação de fake news, principalmente em períodos de aparição de novas doenças, o Ministério da Saúde criou uma página e um Whatsapp que verifica a veracidade dos conteúdos. Clique aqui para conhecer mais sobre! E ah, não apenas sobre saúde, fique de olho ao que lê e compartilha nas redes sociais. Validar dados é sempre importante!
Link desconhecido? Promoção muito atrativa? Pense duas vezes antes de clicar em um link. Você pode ser vítima de phishing, que é uma prática ilegal de obtenção de informações pessoais.
Fique atento ao participar de grupos muito populosos ou desconhecidos, principalmente no Whatsapp. Essa é uma maneira de conseguirem um mailing de contatos e o seu número será exposto!
Vai postar um click em suas redes sociais? Além de ficar atento à imagem e seu conteúdo, pense bem antes de fazer um check-in. O ideal é fazer após sair de um estabelecimento e não ao chegar, pois você estará compartilhando sua localização abertamente na rede.
Comece a colocar na sua rotina o logout e bloqueio de tela. Deixar sessões iniciadas expostas é uma porta de entrada para invasores.

Para finalizar, além de testar sua memória, conheça os 10 princípios de uso e governança da internet com o jogo elaborado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil: