Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Maternidade: ponto positivo na vida e na carreira

09 maio 2019

Nesse Dia das Mães, convidamos Renata Moraes, fundadora da ImpulsoBeta, para uma reflexão sobre o equilíbrio carreira-maternidade e como as mães conquistam habilidades importantes que beneficiam o trabalho. A Renata é responsável pelo desenvolvimento e aplicação do Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina do GPA.

Você sabia que a carreira da mãe é benéfica para os filhos? Um estudo da Harvard Business Review mostrou, em 2015, que filhas de mães que trabalham fora têm mais chances de conseguir empregos por mérito próprio, alcançar cargos mais altos e ganhar maiores salários. Já os filhos meninos tendem a passar mais tempo cuidando dos membros da família, além de terem visões mais igualitárias sobre gênero e escolherem parceiras que também trabalham.

Além dos benefícios para os filhos, a profissional que é mãe também ganha habilidades com a chegada dos pequenos. A Behavioral Science descobriu em 2016 que as mães têm um aumento nas áreas do cérebro ligadas a raciocínio, planejamento e julgamento. Isso reflete em comportamentos como organização, melhor gestão do tempo, foco no desempenho das atividades e até criatividade.

Mitos e Aprendizados

A Renata compartilhou como a experiência profissional e como mãe de dois filhos ajudou a ressignificar alguns mitos sobre a maternidade:

O mito: Profissional boa mesmo se dedica 100%. Mãe boa mesmo se dedica 100%.
O aprendizado: Meu trabalho e meus filhos são duas fontes de paixão e alegria e vivo na busca por um equilíbrio dinâmico, que não tem receita certa.

O mito: Ter uma carreira tranquila seria melhor para meus filhos.
O aprendizado: Ser o que eu quero ser é o melhor para todos nós. Nenhum homem nunca teve que se desculpar por prover aos seus filhos e ser exemplo de garra e determinação.