Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Dicas para manter a saúde financeira em dia!

22 abr 2020

Saúde é a pauta da vez! A atenção com algo tão importante para cada um, é fundamental em qualquer cenário. Saúde física, saúde mental… Mas e a saúde financeira? Manter as contas equilibradas em momento de crise é muito importante. Por isso, separamos dicas que valem mais que barras de ouro para você manter uma organização financeira. Aposte nelas:


Organização: anote tudo!
Muito tem se falado para aproveitar o maior tempo que passamos em casa para organizar os armários e gavetas. Mas parar para listar os “ganhos e gastos” também é uma forma de organização fundamental.
Anote e classifique as despesas. Vale o que for mais fácil para você: planilha no excel, caderninho de anotações ou até aplicativos de celular específicos para isso (alguns bancos até disponibilizam isso no próprio app). O importante é ter na palma da mão tudo o que entra e sai das finanças, para que haja controle da situação!


Corte os gastos supérfluos.
Após tudo planilhado, e agora, o que dá para cortar? Repense a assinatura da revista que você não tem lido há meses. Ou será que você utiliza todos os canais da sua TV por assinatura? Há diversas empresas fazendo promoções nesse período, o que pode ser fundamental para negociar valores. Porém, cuidado com as tentações: talvez seja o momento de desativar as notificações e recebimento de promoções. A ideia é utilizá-las para diminuir os gastos e não aumentá-los!


Negociação: não deixe para depois!
Se possível, comece a se organizar para liquidar dívidas. Extensão de prazos e flexibilização estão sendo feitos pelas empresas, assim como as renegociações. Comece pelas mais urgentes. E antes de falar com os credores, prepare uma proposta de pagamento que esteja dentro do seu orçamento para não aumentar ainda mais as dívidas. Lembra daquele passo de anotar tudo? Se ainda não fez isso, volte para lá e coloque suas dívidas no meio dos gastos, como forma de aplicá-las a sua realidade.


Reserva: comece a poupar.
Com dívidas pagas e tudo encaixado no orçamento mensal, é a hora de pensar na reserva de emergência. Independente do valor, é importante começar. Desde a poupança até investimentos mais arrojados, avalie o seu perfil e condição financeira, mas tenha um dinheiro guardado em caso de necessidade. Se você já possui, parabéns! Utilize-a apenas em casos emergenciais e de maneira consciente.

Falando nisso… Lembrete: o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda de pessoas físicas foi prorrogado. A entrega, que devia ser feita até o dia 30 de abril, poderá ser realizada até 30 de junho. Mas não deixe para última hora, hein?