Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Dicas para cuidar do ressecamento das mãos!

03 ago 2020

A pele das mãos está exposta a todo tipo de agressão externa: superfícies quentes ou frias, produtos químicos e até mesmo com a própria água. 🖐️ E, se não bastasse todas essas possibilidades, a frequência de contato com substâncias diversas aumentou ainda mais nos últimos tempos!

O risco de contágio do Coronavírus intensificou nossas idas ao banheiro para lavar as mãos ou, ainda, as aplicações de álcool em gel. 🧴 O resultado é óbvio: mãos mais secas, por vezes até rachadas ou machucadas, não é verdade?

Para diminuir esses impactos, é preciso redobrar a atenção com a pele das mãos. Por isso, separamos algumas dicas para evitar o ressecamento:

💧 Não use água muito quente para lavar as mãos;
🧤 Luvas OK? O uso do EPI é essencial, mas pode ressecar ainda mais as mãos. Hidratação redobrada quando não estiver usando as luvas, hein?
🧴 Quando possível, opte por sabonete líquido mais suave e hidratante;
👍 Além do álcool em gel, leve com você também um creme hidratante, de preferência aqueles para pele sensível e ressecada, e passe ao longo do dia em toda a região das mãos, contemplando as unhas e cutículas;
👉 As unhas devem estar aparadas, mais curtas, para facilitar a higiene. Cuidado com alicates de cutícula!
🧼 O álcool gel não deve substituir a lavagem das mãos. Deixe para usá-lo quando não houver opção!
🧽 Busque fazer tarefas de limpeza doméstica com luvas.

Mesmo com as mãos higienizadas e hidratas, lembre-se: ainda não é momento de dar as mãos com colegas. As mãos são pontos de contato constante e devemos ter o compromisso e responsabilidade de seguirmos cuidando de um de todos!