Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Embarque no Maio Amarelo

02 maio 2019

De casa para o trabalho, do trabalho para casa. Esse deslocamento é tão comum que não paramos para pensar muito sobre ele, né? Mas precisamos falar sobre isso. Os acidentes de trânsito tiram milhares de vidas a cada ano e podem acontecer com qualquer pessoa.

Por isso, neste mês vamos embarcar no Maio Amarelo e pensar no combate aos acidentes de trânsito. Preparado(a)? Então coloque o cinto e vamos lá!

– Pedestre também faz parte do trânsito e precisa ter a mesma atenção que os motoristas. O número de atropelamentos vem caindo, mas a ameaça ainda é grande: metade das pessoas atropeladas não resistem aos ferimentos e morrem. Quando estiver caminhando na rua, só atravesse na faixa ou em passarelas. Quando estiver no volante, sempre dê preferência ao pedestre.

– Apesar do número total de acidentes fatais no trânsito ter diminuído, os motociclistas estão mais expostos ao risco. O número de vítimas de acidentes de motos aumentou quase 6%. Para não entrar nessa estatística, já sabe: use capacete, não se aventure no corredor e tenha cuidado ao ultrapassar veículos. Usar o celular enquanto pilota, nem pensar!

– As mortes de ocupantes de veículos cresceram mais de 12% e geralmente a vítima é o próprio condutor. Use o cinto mesmo no banco de trás e dirija de forma responsável, por você e pelos outros.

– Ao contrário do que diz o velho ditado, o perigo constante têm sido os homens. Eles são 80% das vítimas envolvidas em acidentes de trânsito e, na maioria dos casos, eram os próprios condutores. Menos pressa e mais atenção ao dirigir, pilotos.

Você pode ocupar seu tempo no trânsito ouvindo música, conversando ou pensando no que tem para fazer naquele dia, só não pode descuidar da sua segurança. Você é importante para muita gente e atrás de cada volante há uma pessoa como você e uma família esperando alguém voltar. Faça o trânsito mais seguro.