Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Diversidade e Direitos Humanos

27 dez 2021

Para o Nosso Assaí, Diversidade e Diretos Humanos são temas importantes que está descrito na Nossa Cultura, no Código de Ética e na estratégia de sustentabilidade e que, portanto, deve estar presente nas relações que estabelecemos com nossos colaboradores(as), clientes, acionistas e sociedade. Assim, por meio de constantes ações, buscamos fortalecer ainda mais o entendimento e compromisso de todos(as) com a promoção da inclusão, do respeito e da valorização da diversidade, combatendo toda e qualquer forma de preconceito que levam a violência e a discriminação.

Por isso, convidamos a Patrícia Ribeiro, Coordenadora da área Jurídica, para contar um pouco sobre como é trabalhar e liderar uma equipe diversa.

Tenho um time de 13 colaboradores, sendo quatro homens e nove mulheres com diferentes características: pessoas mais experientes (chegando próximo aos 50 anos), mais jovens (faixa de 20 anos), pais, mães, pessoas que auto se declaram brancas, pardas, descendentes de indígenas, estrangeiros, católicos, evangélicos, umbandistas, espíritas e duas pessoas com deficiência”.

UAL! Que timaço! E Patrícia ainda reforça que ter uma equipe diversa possibilita quebrar preconceitos, rever vises e rótulos, mas que para isso “é fundamental que a liderança dê o exemplo: é preciso falar sobre o assunto, ser transparente e ter uma conduta condizente”. Além disso, pontua que “a diversidade dentro da minha equipe é muito positiva na obtenção de bons resultados, pois nos ajuda a ver uma mesma situação de pontos de vistas diferentes, trazendo uma forma disruptiva de solucionar as demandas, a pensar ‘fora da caixa’ e aprender sobre diversos pontos de vista. Se posso deixar uma mensagem para todos(as) é: condição física não limita o desenvolvimento da pessoa e não diz sobre sua capacidade. A convivência com a diversidade nos dá a chance de nos tornarmos não só profissionais, mas também pessoas melhores.

Alessandra, pessoa com deficiência que faz parte do time da Patrícia, nos contou que: “Aqui no Assaí me sinto muito valorizada desde o primeiro dia. Por isso, gosto de reforçar que uma pessoa com deficiência não tem limite, nós somos iguais a todos. Obrigada ao meu time por acreditar que sou capaz, auxiliar no meu desenvolvimento e valorizar a diversidade todos os dias.

 

Após esses depoimentos incríveis, vocês perceberam o quanto a Diversidade torna os times mais fortes e inclusivos no Nosso Assaí?

Para aprender mais sobre estes temas, acesse a plataforma da Universidade Assaí e confira os guias inclusivos, podcasts, curso de libras, dicas de livros, filmes e etc. Você também terá a oportunidade de assistir novamente a live do Pauê, primeiro surfista biamputado do mundo, que esteve conosco no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência para reforçar a importância do respeito e da inclusão.

Clique aqui, prepare sua pipoca e confira!