Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

28 ago 2020

No Assaí, o respeito e a valorização da diversidade fazem parte dos nossos valores e da nossa Cultura. Por isso, convidamos todos(as) a conhecerem e refletirem sobre datas importantes que nos ajudam a promover um ambiente cada vez mais livre de preconceitos, em que toda a Nossa Gente se sinta à vontade para ser quem é, sem medo de julgamentos e atitudes discriminatórias.  👭

Em 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, uma data que convida todos(as) a combaterem a Lesbofobia em todas as suas formas. A data foi criada em 1996 no Rio de Janeiro, durante o 1º Seminário Nacional de Lésbicas, com o objetivo de chamar atenção para os desafios enfrentados frente a invisibilidade e, consequentemente, a violência que vivenciam no dia-a-dia. (Fonte: ONU)

As mulheres lésbicas sofrem, constantemente, com a negação e questionamentos sobre sua orientação sexual, o que desrespeita sua individualidade e diminui a sua representatividade na sociedade. Para não correr o risco de errar sem querer, saiba que:

Ser lésbica está relacionado a orientação sexual, e não a identidade de gênero. Uma mulher pode se identificar com os padrões vistos como “femininos” pela sociedade e, ainda assim, sentir atração por mulheres.
Respeite casais lésbicos da mesma forma que você respeita casais heterossexuais.
Jamais questione uma mulher lésbica ou faça julgamentos com base no seu ponto de vista. Busque entender as diferenças mas, mais do que isso, busque respeitar as diferenças.

Para conhecer mais sobre o tema e ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária, você conta com o Guia LGBTQI+, disponível na Universidade Assaí e também no ZapUA, canal da Universidade @ssaí no WhatsApp. Mande um “Oi” para (011) 94153-4788.

Aproveite para assistir também um depoimento deixado por duas colaboradoras da loja Cristo Rei: