Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Dia Internacional da Mulher: conheça a origem!

08 mar 2022

Em 08/03, celebramos mundialmente o Dia Internacional da Mulher, oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) apenas em 1975 para relembrar lutas e batalhas históricas que levaram as mulheres a diversas conquistas e direitos civis, sociais e políticos.

Se fosse possível fazer uma linha do tempo dos primeiros ‘dias das mulheres’ que surgiram no mundo, podemos começar contando sobre uma grande passeata realizada por mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em NY. Nesse dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade por melhores condições de trabalho. Enquanto isso, crescia na Europa o movimento de luta e igualdade nas fábricas têxteis.

Em 1917 as mulheres russas começaram a mudar a história delas, quando iniciaram o dia com uma manifestação contra a Primeira Guerra Mundial. Este ato, inclusive, foi o estopim para que fosse concedido o direito ao voto para elas. Quatro anos depois, em 1921, o presidente russo Lenin oficializou o Dia Internacional da Mulher, reconhecendo a importância do papel das russas na derrubada do regime czarista da época.

No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911, que matou 146 trabalhadores – 125 mulheres e 21 homens – e trouxe à tona às más condições enfrentadas por mulheres no período. Mas também tivemos nossos próprio movimentos e lutas desde o século 19, onde a mulher brasileira já vivia em plena desigualdade sociais e econômicas, que oprimia tanto a mulher negra na sua condição de escrava, como a mulher branca, restrita às tarefas do lar.

Mas outras conquista importantíssimas foram sendo adquiridas ao longo das décadas como: o direito, a liberdade sexual por meio pílula anticoncepcional, a criação do 1º Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, licença-maternidade com duração superior à da licença-paternidade; o incentivo ao trabalho da mulher, mediante normas protetoras; prazo mais curto para a aposentadoria por tempo de serviço e contribuição da mulher, a primeira Delegacia de Defesa da Mulher, especializada no atendimento de vítimas de agressão doméstica e de casos de violência contra a mulher, partidos garantirem cotas de 30% de mulheres candidatas ao legislativo e Lei Maria da Penha.

E você sabe quando foi celebrado o primeiro Dia Internacional da Mulher?

Fica por aqui que eu te conto: a comemoração aconteceu no dia 19 de março de 1911 e reuniu mais de 1 milhão de pessoas em vários países, entre eles: Alemanha, Suíça, Áustria e Dinamarca. E olha só, a data também se tornou um feriado oficial em outras regiões: Rússia e Ucrânia, por exemplo.

Sendo assim, o dia 08 de março é uma data para conhecermos todas as conquistas das mulheres que nos antecederam. Além de, claro, ser um lembrete para que anualmente possamos celebrar o passado, as batalhas vencidas e comemorar tudo que ainda iremos conquistar. Um feliz Dia Internacional das Mulheres a todas!