Bem-vindo(a), Fulano da Silva

29 de janeiro: Dia da Visibilidade Trans

28 jan 2021

Hoje, 29 de janeiro, celebramos o Dia da Visibilidade Trans, uma data importante e considerada como um marco histórico no movimento LGBTQI+, pois faz parte da primeira campanha nacional idealizada e organizada por pessoas trans para a promoção de uma mudança na sociedade pelo respeito e cidadania.

Aqui no Assaí, nos comprometemos com a diversidade, apoiamos e respeitamos a comunidade LGBTQI+. Por isso, garantimos aos nossos(as) colaboradores(as) trans o direito ao uso nome social e o acesso ao banheiro e vestuários de acordo com o sexo que se identificam. Mas vamos além, por meio de comunicações e treinamentos proporcionamos conhecimento e dicas de relacionamento para cada vez mais termos um ambiente inclusivo, onde de respeito e a valorização da diversidade sejam práticas do nosso dia a dia, no relacionamento com todos os(as) nossos(as) colegas de trabalho, clientes e fornecedores.

Essas e demais ações fazem parte do nosso valor: Cuidado com a Nossa Gente, e representam as nossas diversas formas de impactar positivamente na vida dos(as) colaboradores(as) trans e para que tenham a visibilidade de ser quem realmente são. Afinal, #SomosTodosAssaí.

Para falar um pouco mais sobre o tema, seguem alguns depoimentos dos(as) nossos(as) colaboradores(as) trans:

“Comecei a trabalhar no Assaí com apoio da minha mãe que trabalha na loja Dutra como Operadora de Perecíveis, pois como eu estava desempregada e ela sabia o quanto o Assaí apoia a diversidade, decidiu procurar a RH da loja para me indicar para uma entrevista. O Assaí não foi a primeira empresa que trabalho, mas a primeira empresa compromissada com a causa LGBTQIA+, onde eu tenho o orgulho em pertencer, ganho o meu salário e tenho oportunidade de me desenvolver.​ Hoje sou operadora de caixa na cafeteria e ama a minha rotina no setor, pois é diversificada, com várias atribuições e responsabilidades, além de uma equipe sensacional com a qual eu sempre posso contar.
E hoje, no Dia da Visibilidade Trans, minha mensagem é que devemos ter respeito uns pelos outros, esse é um dever e um direito de todo indivíduo. Vivemos num mundo diverso e para além da cor, etnia, sexualidade e gênero somos todos seres humanos e o respeito é necessário para que possamos viver em harmonia. E no caso das pessoas trans, o respeito salva vidas.”

Flávia Rodrigues | Operadora de Caixa – Loja Ayrton Senna (RJ)

 

“Eu vim da Bahia para ter mais oportunidades de trabalho aqui em Piracicaba e entreguei meu currículo no Assaí e fui aprovada. Isso me ajudou a ingressar no mercado de trabalho onde comecei meu desenvolvimento no curso de Aprendiz.
O que mais gosto no meu trabalho aqui no Assaí é poder estar em um ambiente em que me dá alegria, de estar nos corredores abastecendo, poder ajudar os clientes, ser respeitada como uma pessoa trans. Sou grata de poder fazer parte dessa empresa que abriu as portas pra mim e que sempre teve comigo. Eu amo estar aqui no Assaí que sempre traz paz.
Espero que cada vez mais as pessoas respeitem a diversidade, o próximo e as pessoas trans. Nós somos pessoas procurando nossos valores dentro da sociedade, não levamos ódio para ninguém, somos mulheres diferenciadas vivendo nesse mundo, buscamos e precisamos semear o amor.”

Paloma Bonfim | Aprendiz de Repositor de Mercadorias – Loja Piracicaba (SP)

 

“O Assaí foi e é muito importante para mim, por ser o meu primeiro emprego onde tive a oportunidade mesmo em meio a uma pandemia. Aqui, cada dia é um aprendizado diferente, gosto de aprender coisas novas e me dedicar em tudo que eu faço, ainda mais por saber que, com uma boa conversa, as pessoas abrem a mente para tudo que é novo e respeitam o próximo!”

Ian Santos | Operador de Loja – Loja Jundiaí II (SP)

 

“O Assaí foi o meu primeiro emprego, entrei aqui em novembro de 2020 como de Aprendiz Operador de Caixa. Essa oportunidade foi muito importante para mim, pois consigo ajudar minha família e suprir minhas necessidades pessoais, além de me sentir muito bem nessa empresa que aceita todos, é realmente uma família. Meu recado nesse dia é para que as pessoas possam ser mais “mente aberta”, pois somos todos iguais independente da sexualidade, e isso não altera o nosso caráter.”

Yan Vitor | Aprendiz Operador de Caixa – Loja Jabaquara (SP)

Acreditamos também que, para apoiarmos e respeitarmos cada vez mais as pessoas trans tanto aqui no Assaí como na sociedade, precisamos conhecer ainda mais sobre eles. Confira abaixo alguns conceitos e para ficar ainda mais por dentro do tema acesse a Universidade Assaí.

➡️ O que é Identidade de gênero?
Identidade é tudo aquilo que torna uma pessoa ela mesma. É a maneira como alguém se sente e se apresenta para si e para as demais pessoas. Pode ser masculino, feminino, uma combinação entre eles ou nenhum. É a forma como nos reconhecemos e desejamos que as outras pessoas nos reconheçam.

➡️ Qual a definição de pessoa trans?
Pessoas que nascem com o sexo biológico diferente do gênero com que se reconhecem. Essas pessoas desejam ser reconhecidas pelo gênero com o qual se identificam, sendo que o que determina se a pessoa é transexual é sua identidade, e não qualquer processo cirúrgico. Existem tanto homens trans quanto mulheres trans.

• Mulher trans: Toda pessoa que reivindica o reconhecimento como mulher.
• Homem trans: Toda pessoa que reivindica o reconhecimento como homem.

➡️ Orientação sexual afetiva: é o enfoque por quem você sente atração. Neste contexto temos as lésbicas, gays, bissexuais e heterossexuais.

➡️ O sexo biológico: é ligado à nossa biologia, que é atrelado aos cromossomos, hormônios, órgão sexual que possuímos entre outras coisas. Vale lembrar que existem dentro deste contexto, os intersexuais que são pessoas com características biológicas de ambos sexos.