Dia Mundial da Justiça Social!
Nossa atuação para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa
Hoje, 29 de janeiro, celebramos o Dia da Visibilidade Trans, uma data importante e considerada como um marco histórico no movimento LGBTQI+, pois faz parte da primeira campanha nacional idealizada e organizada por pessoas trans para a promoção de uma mudança na sociedade pelo respeito e cidadania.
Aqui no Assaí, nos comprometemos com a diversidade, apoiamos e respeitamos a comunidade LGBTQI+. Por isso, garantimos aos nossos(as) colaboradores(as) trans o direito ao uso nome social e o acesso ao banheiro e vestuários de acordo com o sexo que se identificam. Mas vamos além, por meio de comunicações e treinamentos proporcionamos conhecimento e dicas de relacionamento para cada vez mais termos um ambiente inclusivo, onde de respeito e a valorização da diversidade sejam práticas do nosso dia a dia, no relacionamento com todos os(as) nossos(as) colegas de trabalho, clientes e fornecedores.
Essas e demais ações fazem parte do nosso valor: Cuidado com a Nossa Gente, e representam as nossas diversas formas de impactar positivamente na vida dos(as) colaboradores(as) trans e para que tenham a visibilidade de ser quem realmente são. Afinal, #SomosTodosAssaí.
Para falar um pouco mais sobre o tema, seguem alguns depoimentos dos(as) nossos(as) colaboradores(as) trans:
![]() |
“Comecei a trabalhar no Assaí com apoio da minha mãe que trabalha na loja Dutra como Operadora de Perecíveis, pois como eu estava desempregada e ela sabia o quanto o Assaí apoia a diversidade, decidiu procurar a RH da loja para me indicar para uma entrevista. O Assaí não foi a primeira empresa que trabalho, mas a primeira empresa compromissada com a causa LGBTQIA+, onde eu tenho o orgulho em pertencer, ganho o meu salário e tenho oportunidade de me desenvolver. Hoje sou operadora de caixa na cafeteria e ama a minha rotina no setor, pois é diversificada, com várias atribuições e responsabilidades, além de uma equipe sensacional com a qual eu sempre posso contar. Flávia Rodrigues | Operadora de Caixa – Loja Ayrton Senna (RJ) |
![]() |
“Eu vim da Bahia para ter mais oportunidades de trabalho aqui em Piracicaba e entreguei meu currículo no Assaí e fui aprovada. Isso me ajudou a ingressar no mercado de trabalho onde comecei meu desenvolvimento no curso de Aprendiz. Paloma Bonfim | Aprendiz de Repositor de Mercadorias – Loja Piracicaba (SP) |
![]() |
“O Assaí foi e é muito importante para mim, por ser o meu primeiro emprego onde tive a oportunidade mesmo em meio a uma pandemia. Aqui, cada dia é um aprendizado diferente, gosto de aprender coisas novas e me dedicar em tudo que eu faço, ainda mais por saber que, com uma boa conversa, as pessoas abrem a mente para tudo que é novo e respeitam o próximo!” Ian Santos | Operador de Loja – Loja Jundiaí II (SP) |
![]() |
“O Assaí foi o meu primeiro emprego, entrei aqui em novembro de 2020 como de Aprendiz Operador de Caixa. Essa oportunidade foi muito importante para mim, pois consigo ajudar minha família e suprir minhas necessidades pessoais, além de me sentir muito bem nessa empresa que aceita todos, é realmente uma família. Meu recado nesse dia é para que as pessoas possam ser mais “mente aberta”, pois somos todos iguais independente da sexualidade, e isso não altera o nosso caráter.” Yan Vitor | Aprendiz Operador de Caixa – Loja Jabaquara (SP) |
Acreditamos também que, para apoiarmos e respeitarmos cada vez mais as pessoas trans tanto aqui no Assaí como na sociedade, precisamos conhecer ainda mais sobre eles. Confira abaixo alguns conceitos e para ficar ainda mais por dentro do tema acesse a Universidade Assaí.
➡️ O que é Identidade de gênero?
Identidade é tudo aquilo que torna uma pessoa ela mesma. É a maneira como alguém se sente e se apresenta para si e para as demais pessoas. Pode ser masculino, feminino, uma combinação entre eles ou nenhum. É a forma como nos reconhecemos e desejamos que as outras pessoas nos reconheçam.
➡️ Qual a definição de pessoa trans?
Pessoas que nascem com o sexo biológico diferente do gênero com que se reconhecem. Essas pessoas desejam ser reconhecidas pelo gênero com o qual se identificam, sendo que o que determina se a pessoa é transexual é sua identidade, e não qualquer processo cirúrgico. Existem tanto homens trans quanto mulheres trans.
• Mulher trans: Toda pessoa que reivindica o reconhecimento como mulher.
• Homem trans: Toda pessoa que reivindica o reconhecimento como homem.
➡️ Orientação sexual afetiva: é o enfoque por quem você sente atração. Neste contexto temos as lésbicas, gays, bissexuais e heterossexuais.
➡️ O sexo biológico: é ligado à nossa biologia, que é atrelado aos cromossomos, hormônios, órgão sexual que possuímos entre outras coisas. Vale lembrar que existem dentro deste contexto, os intersexuais que são pessoas com características biológicas de ambos sexos.