Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Compartilhamento de notícias falsas

13 mar 2020

Com a rápida disseminação de conteúdo por meio da internet, há boatos que se alastram até mais rápido que o Coronavírus. É necessário ter cuidado e atenção com toda mensagem que recebe e compartilha sobre o tema. O próprio Ministério da Saúde conta com uma página que auxilia no combate a notícias falsas sobre saúde. Trouxemos algumas delas para você se informar melhor sobre o COVID-19:

Descoberta a cura do Coronavírus: FAKE!
Até o momento, não há nenhum medicamento, vitamina, alimento ou vacina específica que possa prevenir a infecção pelo Coronavírus.
Para cuidar de pacientes com o vírus, os médicos tratam os sinais e sintomas, pois ainda não há remédio especial. Nos casos leves, são administrados antitérmicos. Nos mais graves, remédios para pneumonias.
Teste caseiro de Coronavírus: FAKE!
Respirar fundo, prender a respiração por mais de 10 segundos e demais testes que possam ser feitos de maneira informal e sem a presença de um médico, são falsos. Até o momento, no Brasil, o único teste vigente e regulamentado é feito por médicos a partir da saliva ou muco dos pacientes.
Beber água quente previne contra o Coronavírus: FAKE!
Manter-se hidratado realmente é um bom hábito de saúde, mas não garante a prevenção do Coronavírus. Já lavar as mãos é um ótimo uso da água (desde que atrelado com sabão) para estar higienizado e com as mãos limpas!
Produtos importados da China transmitem o vírus: FAKE!
Segundo infectologistas, não há riscos diretos sobre materiais importados. Apesar de ser necessário estar atento ao manuseio de objetos compartilhados, a transmissão do vírus não é diretamente atrelada a importação de produtos.

Em caso de dúvidas sobre o tema, a equipe da Ouvidoria está à disposição para orientá-lo pelo 0800 55 57 11.