A página de Políticas Internas está com novidades!
Repaginada com novas funcionalidades e layout, ficou mais fácil conferir nossas políticas! Acesse.
Você já deve ter ouvido nos jornais ou lido nos portais de notícias sobre a crise hídrica que ameaça o fornecimento de energia no Brasil. O tema tem ganhado cada vez mais importância nos últimos tempos, afinal, com o baixo volume de chuvas, os reservatórios essenciais para geração de energia por hidrelétricas estão com os piores níveis em décadas, correndo o risco de ficarem vazios. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a escassez de chuvas no país para a geração de energia é a pior em 91 anos. Situação preocupante, né?
Com isso, uma coisa é certa: a conta de luz deve ficar mais cara nos próximos meses💡🧾
O aumento da conta de energia é consequência das dezenas de termelétricas de emergência que estão sendo acionadas para complementar o fornecimento de energia e que, movidas a gás ou diesel, são bem mais caras do que as hidrelétricas.
:: O impacto da crise hídrica no Assaí x Mercado Livre de Energia
O impacto da crise hídrica para o nosso negócio será amenizado pelo fato de utilizarmos energia de fontes renováveis negociadas pelo Mercado Livre de Energia. Ou seja, no mercado livre as lojas sob esse modelo não sofrem a penalização das bandeiras tarifárias e são atendidas pela energia gerada a partir de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas termelétricas a biomassa (bagaço de cana, resíduos de madeira, gás de aterro sanitário), usinas eólicas e usinas solares fotovoltaicas.
Por falar nisso, você sabia que já migramos 171 lojas para o mercado livre de energia e pretendemos migrar todas as unidades até dezembro deste ano? Isso mesmo! Com a migração para esse modelo, ganhamos a possibilidade de escolher livremente o nosso fornecedor de energia, que nos permite negociar diretamente o preço, garantindo maior performance e rentabilidade para o Nosso Assaí. Afinal, conseguimos reduzir os custos nas contas de energia.
Mas, é preciso continuarmos atentos(as) ao consumo consciente: mesmo com a redução proporcionada pela migração, a economia de energia em cada unidade (loja, CD e escritório) deve ser mantida – temos que garantir o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável.
E já que entramos neste tema, além da migração para o mercado livre de energia, o Nosso Assaí já implementou diversas ações que buscam diminuir o consumo de energia. As novas lojas são construídas levando em consideração conceitos de ecoeficiência e gestão do impacto ambiental, ou seja, já são inauguradas com iluminação 100% em LED, as ilhas de congelados e refrigerados possuem portas e a fachada da loja é composta por vidro e telhas translúcidas, que garantem um melhor aproveitamento da luz natural, contribuindo para a diminuição do consumo de energia.
Tem energia solar também! ☀️ Oito das nossas lojas possuem usinas solares. Os painéis fotovoltaicos são instalados na cobertura dos estacionamentos das lojas e geram energia que abastece parte da nossa operação. No último ano, as usinas do Assaí geraram mais de 6 mil MWh de energia, que equivale ao consumo de energia de cerca de 3.400 residências médias e que evitaram a emissão de 535 toneladas de CO2 durante o período.
E não para por aí! Temos também o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos naturais, como água, combustíveis fósseis e demais suprimentos relacionados a gestão ambiental.
O Assaí tem colocado em prática muitas ações e você, tem feito a sua parte?
Cada um deve ter a responsabilidade e o compromisso de utilizar de forma consciente os recursos naturais. Evite o desperdício de energia e economize água! 💡💧
Pense nisso: essa conta é de todos nós.