Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Aniversário de 30 anos da Lei de Cotas

24 jul 2021

Sábado, 24 de julho, comemoramos o 30º Aniversário da Lei de Cotas. Mais que uma data especial, um marco na inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. E aqui no Assaí, inclusão é ir além do cumprimento da cota, nós enxergamos eficiência e valorização da Nossa Gente.

AFINAL, AQUI TEM DIÁLOGO, RESPEITO, INCLUSÃO E DIVERSIDADE:
➡️ 
INCLUSÃO: 2.655 colaboradores(as) com deficiência, ou seja 5.2% da Nossa Gente. Motivo de orgulho para todos nós, uma vez que a valorização das pessoas com deficiência reflete o Cuidado com a Nossa Gente  e o compromisso com a inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência.
➡️ DESENVOLVIMENTO: treinamento Protagonize sua Carreira, exclusivo para o desenvolvimento de colaboradores(as) com deficiência
➡️ OPORTUNIDADE: Processo Seletivo com foco em profissionais com deficiência.
➡️ VALORIZAÇÃO: palestras, vídeos e ações para gerar conhecimento e promover o respeito e a valorização das pessoas com deficiência.

E para falar um pouco da importância dessa data e como o Assaí valoriza e dá oportunidades para todas as pessoas com deficiência, a Juliana Barbosa, é uma pessoa com deficiência auditiva e Chefe de Seção, da loja Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, deixou seu depoimento:

“Logo que me formei no curso técnico, consegui trabalhar na área. Mas, depois desse emprego, tive muita dificuldade para voltar ao mercado por conta da baixa oferta de vagas destinada à pessoa com deficiência. Até que surgiu a chance de trabalhar no Assaí. Entrei como Operadora e depois tive a oportunidade de voltar a atuar na minha área, como Técnica em Química”.

Acredito que as iniciativas de inclusão são de grande importância, digo isso pela minha experiência. Desde quando me formei, foi difícil me inserir no mercado de trabalho pela minha condição. O Assaí foi uma porta que se abriu e me acolheu, provando que, apesar das limitações, somos capazes de entregar excelentes resultados e ir bem longe.

Depois de atuar por seis meses como Operadora de Loja, fui reconhecida como ‘Destaque do Mês’. Logo, fui promovida à Auxiliar de Controle de Qualidade, onde atuei por um ano. Nesse cargo, tive a oportunidade de me desenvolver muito profissionalmente, além de contribuir com a minha loja para sermos destaque e ficarmos em primeiro lugar no prêmio ‘Setor Nota Dez’ da nossa regional no ano de 2020”, conta.    

O  Hegton Silva, é uma pessoa com deficiência física e Chefe de Açougue da loja Cidade Baixa, Salvador, também deixou seu recado:

“Estou há sete meses no Assaí e considero uma empresa muito aberta, com abordagens sempre positivas. Desde o dia da minha entrevista até agora, nunca fui tratado diferente do que deve ser. Nunca me limitaram. As cobranças e os aplausos são iguais. No Assaí, as diferenças são abraçadas. Os(as) colaboradores(as) são bem esclarecidos. Depois do acidente de carro que sofri, tudo foi difícil. Meu fêmur se partiu em três pedaços. Fique seis meses internado e um ano tratando uma infecção. Depois que voltei a ir às ruas, como minha perna esquerda não é mais presa ao quadril, o que faz com que uma seja maior que a outra, eu me desequilibrava muito por não encontrar condições adequadas de mobilidade. Me chateava ao ser chamado de capenga, mas hoje, para mim, isso já não é problema. Todos nós precisamos nos reeducar, principalmente quem ainda insiste em reforçar estereótipos”.

E para celebrar a data com chave de outro, a Câmara Paulista de Inclusão, realizará amanhã, 24/07, das 10h às 19 um evento online de Arte e Inclusão na página do Facebook @camarainclusao.

Participe dos eventos online, continue valorizando e respeitando todas as pessoas com deficiência, pois dessa forma teremos uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva para todos(as)!