Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Abril Azul: incentive a conscientização!

01 abr 2020

Bem-vindo, Abril Azul! No dia 2 de abril é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e, com ele, a cor azul vem para reforçar a causa e a busca pela quebra de barreiras e preconceitos enfrentadas por pessoas com autismo e seus familiares.

Os rótulos de timidez que, por sua vez, vão além de um comportamento mais recluso, fazem com que o portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) sofra com a socialização e interação com o próximo. A partir do diagnóstico, que em sua maioria ocorre na infância, vem também a necessidade de estímulos para desenvolvimento de habilidades cognitivas e, do seu potencial como individuo apto aos desafios do viver em sociedade. Já o diagnóstico do autismo em adultos acaba sendo um pouco mais complexo por envolver uma análise mais aprofundada, mas é importante ressaltar que o TEA segue presente não apenas em crianças.

O Assaí apoia e incentiva a Lei 10.048/2000 que garante o atendimento prioritário para pessoas com autismo. Os(as) colaboradores(as) em nossas lojas recebem informações e orientações para prestar um atendimento com comunicação clara e respeitosa para pessoas com autismo e, também para com seus familiares e acompanhantes!

Coronavírus e o Autismo
Diante do cenário atual de COVID-19, correlações podem ser necessárias. Embora não seja um fator de risco, enquanto na fase infantil, as crianças com TEA possuem propensão a levar objetos na boca. Então, é necessário redobrar a atenção e cuidados em relação a isso.

Outro fator a ser verificado, é a questão da quebra de rotina. Em geral, as pessoas com autismo têm muito apreço a seus rituais e, com o aumento do isolamento social, podem sentir dificuldade durante este período. É importante buscar atividades lúdicas e sensoriais para incentivar a interação.

Não esquecendo que as crianças crescem e tornam-se adultos e idosos e, com suas devidas proporções, devem ter todo o cuidado e atenção necessário neste (e em outros) período!

#RESPECTRO #DiaMundialDoAutismo