Bem-vindo(a), Fulano da Silva

A Miriam uniu laços e compartilhou sua história

30 set 2021

A Nossa Gente está unindo laços e compartilhando suas histórias. Assim, a Miriam Feltrin, Analista de RH da Matriz, compartilhou sua experiência de quando descobriu o diagnóstico do Câncer de Mama. Com uma descoberta precoce por meio de exame de rotina, ela diz o quanto o período da descoberta faz a diferença e aumenta as chances de cura!

Conte como foi a descoberta do diagnóstico do câncer de mama:
Eu sempre fui muito disciplinada na minha rotina de cuidados com a saúde e anualmente realizo os exames de prevenção. Porém, com a chegada da pandemia, eu não cumpri a rotina de exames em 2020. Isso me preocupou muito e, assim que me senti mais segura, retomei os cuidados e realizei ultrassom e mamografia. Foi assim que acabei encontrando um nódulo que gerou uma pequena suspeita de ser câncer maligno. Para ter um diagnostico assertivo realizei uma biópsia – importante dizer que não doeu, pois o local é anestesiado e é um exame simples e muito importante – e foi assim que no dia 06/set/2021 descobri um carcinoma no estágio 1 na mama direita medindo 2mm.  Na hora que o meu ginecologista me deu o diagnóstico foi uma mistura de medo, incertezas e, ao mesmo tempo, senti uma fé em Deus inabalável, que tem me fortalecido e me ajudado a enfrentar essa fase com muito otimismo!

Você realizou o autoexame ou foi diagnosticada diretamente no exame?
Sempre realizei o autoexame durante o banho, mas neste caso o nódulo era muito pequeno e não dava pra sentir. O diagnóstico veio por meio dos exames de rotina ultrassom, mamografia e biópsia.

A rede de apoio é fundamental nesses momentos. Você contou com o apoio de amigos(as), familiares e colegas de trabalho nesse momento?
Sim, recebi o acolhimento dos colegas, da minha liderança no Assaí e da minha família. Isso tem me ajudado muito, cada palavra que recebo neste momento é muito importante. E falando de apoio eu estou fazendo parte de um grupo aqui na minha cidade que chama INSTITUTO ROMATT DE COMBATE AO CANCER (IRCC) que proporciona vários projetos sociais que focam na saúde mental e física dos pacientes englobando a humanização contra o câncer. Uma das ações que estamos trabalhando no momento é “Doe lenço, doe alegria”. Aqui tenho compartilhado esperança, amor e fé que a cura vem!

Suas consultas foram feitas por meio de médicos credenciados ao plano de saúde do Assaí? Se sim, como foi sua avaliação das consultas e exames por meio do plano? Acredita que ter esse benefício é essencial para o seu tratamento?
Sinto muita gratidão por neste momento ter um plano de saúde tão bom que tem me dado todo o suporte necessário, médicos excelentes, hospital bem estruturado, todos os exames que precisei foram realizados com rapidez e isso faz muita diferença pra quem passa por essa luta. Agradeço muito ao Assaí por ter o privilegio de receber um tratamento digno!

Você gostaria de deixar uma mensagem para toda a Nossa Gente diante o início do Outubro Rosa?
Em 2020, devido a pandemia, mais de 50% das pessoas não realizaram os exames de prevenção contra o câncer. Então, chegou a hora de retomar os cuidados! Pior que receber um diagnóstico de câncer, é receber um diagnóstico tardio. Existe cura para o câncer, mas temos que fazer a nossa parte! Mantenha sua saúde em dia! Seja cuidadoso(a) com o seu corpo, se ame, se proteja, se cuide. 😊 E se precisar de mim estou a disposição, vamos juntos e juntas unindo laços e nos fortalecendo!

Desejamos muita saúde e força durante seu tratamento, Miriam. A Nossa Gente está unindo laços com você!