Já navegou pelas novas páginas aqui da Intranet?
Acesse agora e conheça mais sobre áreas muito importantes no nosso dia a dia.
Novembro é mês de dar foco à saúde do homem, e mais especificamente à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata por meio da campanha Novembro Azul.
A ação se torna ainda mais essencial porque, geralmente, os homens vão menos ao médico do que as mulheres, fato atestado por uma pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida. De acordo com a apuração, cerca de 62% dos homens só procuram um médico após um sintoma insuportável, o que é muito perigoso no caso de algumas doenças em que a rapidez no diagnóstico é fundamental, como o câncer de próstata.
Na fase inicial, ele pode não apresentar sintomas, por isso os exames preventivos anuais são fundamentais e devem ser realizados a partir dos 45 anos. Como a hereditariedade é um dos fatores de riscos, se houver casos de câncer de próstata na família, os exames devem ser iniciados a partir dos 40 anos.
Com o avanço da doença, alguns sintomas vão surgindo, como:
Além da hereditariedade, há outros fatores de riscos para o câncer de próstata, como a idade (a cada dez homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos) e o sobrepeso.
:: Realize os exames preventivos!
O profissional que os homens devem procurar anualmente é o urologista ou proctologista, que, para analisar a saúde da próstata, vai pedir o exame de sangue PSA e pode também realizar o exame de toque retal. Este não precisa de preparo, é feito em poucos segundos e é indolor.
Em caso de detecção do câncer, a escolha do melhor tratamento varia caso a caso, com o médico analisando os riscos, os benefícios e os melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas da pessoa.
O câncer de próstata apresenta mais de 90% de chance de cura se diagnosticado de forma precoce, portanto, prevenir-se é sempre o melhor remédio!