Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Rede atacadista vai oferecer curso para incentivar MPEs

11 out 2019

O Amazonas possui quase 74 mil MEIs (Microempreendedores Individuais), cadastrados até agosto, no Portal do Empreendedor do governo federal. Com os avanços do empreendedorismo, surge também a importância de buscar capacitação. E nesse desafio que o programa Academia Assai Bons Negócios, iniciativa da rede de atacarejo Assai, por meio do Instituto GPA, vão oferecer entre os dias 4 e 8 de novembro, uma semana de capacitação gratuita em gestão de negócios, para micros e pequenos empreendedores do ramo da alimentação.

Conforme Thatiana Zukas, Gerente do Instituto GPA, o diferencial do curso é sua metodologia, um método de ensino voltado a adultos que usa como base suas experiências e saberes para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. Todo o curso tem como foco a convivência e o compartilhamento de experiências entre os microempreendedores participantes.

“O processo de aprendizado é dinâmico e colaborativo onde todos contribuem com seus pontos de vista e desenvolvem suas habilidades a partir de desafios propostos, colocando em prática o que aprenderam em sala”.

O curso também é desenvolvido de maneira personalizada, uma vez que os próprios participantes escolhem os temas (dentre um pool de opções oferecidas, como gestão financeira, gestão da produção, vendas e divulgação, legislação, formalização e precificação) que querem ver ao longo da semana de acordo com seus próprios interesses. Além disso, ao final da capacitação, é oferecida aos participantes a oportunidade de participarem de um processo de mentoria especializada durante 6 meses, com orientação de empreendedores mais experientes que irão compartilhar soluções, desafios e caminhos para estimular o crescimento do negócio. “Uma forma do empreendedor continuar se aperfeiçoando”.

Para a gerente do instituto, cursos como esse são importantes instrumentos para apoiar micros e pequenos empreendedores na sustentabilidade de seus negócios, o número de microempreendedores do Amazonas cresceu mais de 20% no último ano de acordo com o Sebrae-AM.

“A capacitação ajuda o empreendedor a ter uma visão global do seu negócio, compreender quais são seus pontos fortes, para potencializá-los, e onde estão seus gargalos, para trabalhá-los. Ela auxilia o empreendedor a desenvolver um planejamento estratégico factível e viável para o seu negócio, além de oferecer uma troca de experiências aos participantes. Muitas vezes a resposta para o problema está no colega ao lado, que já passou por aquilo antes”.

Por dentro

Ela afirma que os empreendedores de Manaus e do Amazonas tem grande potencial. E isso ficou ainda mais evidente com o Prêmio Academia Assai Bons Negócios. Nas duas edições do Prêmio (2018 e 2019), tivemos ganhadores da região (Alinne Magalhães, da Farofa da Elma em 2018 e Ulysses Raphael Gomes Nobre, da Coimbra – Alimentos da Amazônia em 2019). Por isso, nossa expectativa é que o curso possa contribuir ainda mais no desenvolvimento desse potencial empreendedor da região. Além disso, estar em uma novo local é sempre enriquecedor ao programa, pois temos a oportunidade de conhecer melhor a realidade e o contexto desses empreendedores locais e incorporar essas experiências ao nosso conteúdo, tomando-o cada vez mais acessível e próximo da realidade dos nossos participantes.

Sobre o curso

Serão oferecidas duas turmas, totalizando 70 vagas, na loja Assai Manaus Grande Circular: uma no período da manhã, com aulas das 9h às 12h, e outra no período da tarde, com aulas das 14h às 17h. Os alunos receberão três horas diárias de capacitação com conteúdos, dicas, técnicas e ferramentas em gestão de negócios durante cinco dias, com uma metodologia focada na convivência e troca de experiências. O curso é ministrado pela nossa parceira de Conteúdo, Aliança Empreendedora, uma organização social que atua há mais de 13 anos no fomento e apoio de microempreendedores(as) da base da pirâmide. Qualquer microempreendedor pode participar, desde que trabalhe com produção e venda de alimentos, seja por meio de ponto fixo, seja vendendo por encomenda ou como ambulante. Ele é direcionado para todos os micros e pequenos empreendedores do setor de alimentos, inclusive aqueles que estão focados em comida saudável.

As inscrições podem ser feitas até 25 de outubro, pelo site da Academia (www.academiaassai.com.br/manaus) e presencialmente nas unidades Assai Manaus Grande Circular (avenida Autaz Mirim, 8.755 Novo Aleixo) e Assai Manaus II (avenida Ephigênio Salles, 2.045 – Aleixo).

POR DENTRO

O programa Academia Assai Bons Negócios é uma iniciativa do Assai Atacadista, por meio do Instituto GPA, que busca diminuir as lacunas e dificuldades dos micros e pequenos empreendedores de alimentos de todo o Brasil, por meio de 4 frentes: plataforma online, cursos presenciais, reconhecimento de empreendedores e fomento a organizações sociais. Todo o conteúdo é gratuito e focado nas necessidades especificas do microempreendedor de alimentos, com orientações práticas e exemplos de fácil aprendizado e aplicação no negócio.

Desde o seu lançamento, em outubro de 2017, a plataforma online (www.academiaassai.com.br) já obteve quase 2 milhões de acessos, totalizando 45.000 empreendedores cadastrados e mais de 3.800 certificados emitidos.