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Plano vencedor atinge pequeno comerciante e consumidor final

31 out 2019

Grupo planeja faturar R$ 30 bilhões este ano e, até 2021, abrir lojas em todos os Estados brasileiros

Chamado de atacarejo, por congregar vendas tanto no atacado quanto no varejo, o Assai Atacadista encabeça o ranking Estadão Empresas Mais na categoria Varejo. Criada a princípio para atender o pequeno comerciante, a empresa, ao oferecer preços baixos, atraiu também o consumidor final e desde 2011 passou a vender em menores quantidades, mas com valores normalmente mais atraentes do que no varejo tradicional. “Com isso, os consumidores podem comprar com preço de atacado, mas em quantidade menor” diz Belmiro Gomes, presidente do Assai Atacadista.

De acordo com ele, os produtos custam perto de 15% menos do que no varejo, chegando a 20% de economia em alguns casos. Em 2008, quando o GPA (Grupo Pão de Açúcar) adquiriu 60% do Assai, o atacadista faturava R$ 1,4 bilhão. Em 2010, o GPA adquiriu o restante das ações do Assai. No ano passado, o faturamento atingiu a marca de R$ 24,9 bilhões, alta de 22% na comparação com 2017, e a meta para 2019 é chegar a R$ 30 bilhões. A empresa tem 150 lojas abertas e outras 18 em construção, todas com gestão própria. A rede está presente em 19 Estados brasileiros e o objetivo é estar em todas as unidades da Federação até 2021.

Vale destacar que a greve dos caminhoneiros em maio do ano passado, que praticamente parou o País, teve impacto significativo no setor varejista, levando ao desabastecimento de vários produtos. “Mas entre setembro e outubro o impacto da paralisação tinha sido superado. No fim, o impacto total ficou entre 1,5% e 2%. Durante o período da greve, foi bem significativo, mas no fim o impacto total não foi tão grande”, destaca o representante da rede atacadista.

Um dos motivos para o crescimento constante da rede, na avaliação do executivo, é a conquista de novos clientes. “Investimos cerca de R$ 1 bilhão em expansão e temos 304 mil metros quadrados em construção” enfatiza Gomes. De acordo com ele, o investimento na reformulação das lojas, que começou em 2011, tem contribuído para atrair um novo público comprador. As lojas deixam de ser apenas para as classes econômicas mais baixas e passam a atender também clientes com maior poder aquisitivo. Dezoito novas unidades contam com ar-condicionado, iluminação diferenciada, ampliação do sortimento de produtos e adequação regional.

MUDANÇA DE PERFIL

Nas lojas do grupo é comum estarem disponíveis mais de 7 mil itens. “No ano passado, atendemos 2,5 milhões de domicílios e foram realizados 16 milhões de transações no período. E já é a maior bandeira dentro do grupo Casino no mundo.”

Outro ponto que o executivo destaca é a mudança no perfil das vendas das lojas. Tradicionalmente, as chamadas redes de atacarejo registram crescimento no faturamento durante os períodos de crise econômica, quando os trabalhadores buscam alternativas para reduzir as despesas, mas costumam amargar quedas nas vendas quando as dificuldades financeiras passam.

Esse fenômeno, no entanto, está mudando com a expansão constante do setor, mesmo em períodos de crescimento da economia. Para o executivo da companhia, a rede está se consolidando como uma opção para que o cliente gaste menos nas suas compras. O que tem chegado, também, aos consumidores do topo da pirâmide social.

Desde 2014, algumas lojas Assai passaram a destinar seus resíduos orgânicos para a compostagem. Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, a ação resulta no reaproveitamento de 40% dos resíduos das lojas que, em vez de irem para aterros, são utilizados para a produção de adubo.

Agora, a empresa começa a trabalhar com a experiência da automação das vendas. Com isso, não existe papel sendo usado nas transações dos produtos. “A sustentabilidade é uma preocupação constante da companhia”, afirma Gomes.

Investimos cerca de R$ 1 bilhão em expansão e temos 304 mil metros quadrados em construção ” Belmiro Gomes, Presidente

Fonte: https://www.pressreader.com/brazil/o-estado-de-s-paulo/20191031/283820035388830