Bem-vindo(a), Fulano da Silva

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, subgerente de grande empresa brasileira compartilha sua história

07 mar 2022

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, subgerente de grande empresa brasileira compartilha sua história de luta em um mercado dominado por homens

“Imagine entrar jovem em uma turma de treinamento e perceber que, além de você, há apenas mais uma mulher. É no mínimo desafiador”, conta Miria Andrade. A mulher, hoje Subgerente do Assaí na loja Manaus 2, localizada na Avenida Ephigenio Salles, avalia como suas vivências e resiliência no mercado de trabalho a levaram ao sucesso profissional.

Nascida e criada em Manaus, Miria teve uma família simples e humilde. Ninguém tinha formação ou trabalho de carteira assinada; todos se sustentavam por meio de bicos e outros trabalhos autônomos. “Apesar da nossa vida ser repleta de luta e muito trabalho, eu sempre tive comigo o desejo de crescer e alcançar a minha independência financeira. Por essa razão, eu sempre busquei formas de ajudar”, ela explica.

Aos 16 anos, Miria já trabalhava como recepcionista de uma assistência técnica em videogames. Mas foi apenas em 2016, aos 22 anos, que surgiu uma oportunidade transformadora para a jovem. A chegada da primeira unidade do Assaí Atacadista no estado do Amazonas trouxe consigo novas vagas de empregos aos(as) moradores(as) da cidade de Manaus, dentre eles Miria, que buscava por um emprego de carteira assinada e pela renda própria.

“Eu estava em busca de um emprego para garantir minha independência e melhorar a vida da minha família, pois nessa época já tinha 2 filhos. E aí, através da primeira loja e com o cargo de operadora de loja, eu pude alcançar minhas primeiras vitórias. Acho que nunca vou esquecer do meu primeiro sonho realizado, que foi um notebook. Eu fui a primeira pessoa da minha família a ter carteira assinada”, afirma a subgerente, emocionada.

Após um ano e quatro meses de trabalho no Assaí, a jovem começou a participar de processos seletivos internos e do Programa Trainee de Operações com a finalidade de se desenvolver no setor. Foi assim que, em menos de 5 anos, em 2020, Miria passou de Operadora a Subgerente.

“Eu nunca imaginei que fosse crescer tão rápido em uma Companhia tão grande e tudo isso vem também da rede de apoio que eu tive. Veja bem, a vida de uma mulher adulta não é fácil, pois eu também tinha meus dois filhos pequenos para manter e cuidar. E se eu não tivesse o apoio do meu marido e da minha família, assim como dos meus colegas de trabalho, seria muito mais difícil”, explica.

No Assaí, 26,3% dos cargos de gerência e acima são ocupados por mulheres. O número significativo tende a crescer de acordo com as ações promovidas pelo Programa de Diversidade da Companhia, que trabalha com cinco temas prioritários, dentre eles a equidade de gênero. Em 2021, a Rede anunciou também a adesão aos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês): uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada ao objetivo 5 – Igualdade de Gênero – da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 do Pacto Global.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 214 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). É um dos dez maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.

FONTE: BLOG JR NEWS