Tema é prioritário no Programa de Diversidade do Assaí Atacadista
Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Assaí reforça o compromisso de agente transformador da sociedade, que visa fomentar ainda mais o desenvolvimento de políticas e iniciativas para promover a inclusão, o respeito e a equidade de gênero. Atualmente, a Companhia conta com 26,3% mulheres em posição de gerência e acima, o que representa um aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2020. Dentre as iniciativas para incentivar a maior representatividade, respeito, desenvolvimento e ascensão feminina, o Assaí realiza também neste mês a 4ª edição da Semana da Mulher, que conta com uma série de lives, vídeos pílulas, comunicações e ações de engajamento e desenvolvimento para todos(as) os(as) colaboradores(as) do Assaí, de líderes a liderados.
A inclusão e o respeito a todos(as) possibilitam que mulheres construam carreiras e ocupem espaço também em ambientes de trabalho que historicamente foram ocupados por homens. Um exemplo é Claudia Silva, 53, operadora do Centro de Distribuição (CD) do Assaí de Maracanaú (CE). Com seis anos de Companhia, a colaboradora comemora o avanço da participação feminina. “Quando começamos aqui, éramos cinco mulheres. Hoje, já temos mais de 20 mulheres trabalhando em diversos setores, como Operações, Recursos Humanos e Movimentações de Rua. Não somos frágeis: somos fortes e muito capazes”, comenta.
Além do cargo atual, Claudia já trabalhou em outros setores do CD. A colaboradora também comenta que possui uma deficiência na perna e, que, apesar de limitar algumas atividades, não afeta sua competência e disposição. “É muito bom poder trabalhar em um local em que todos são tratados de forma igual, não importando qual o seu cargo ou o quanto você ganha. Eu tenho orgulho de fazer parte do Assaí porque é um lugar que nos abraça, dando todo o suporte que precisamos para crescer. Eu recebo acompanhamento constante do RH e dos meus superiores e estou muito feliz onde estou e com o que eu faço”, finaliza.
O Assaí conta com um Programa de Diversidade, que trabalha com cinco temas prioritários e um olhar interseccional que assegura o respeito e a valorização frente a singularidade humana. Dentre eles, está o tema da equidade de gênero, com ações que visam promover os direitos e a igualdade de oportunidades a todas e todos. Os demais são: equidade racial, respeito aos direitos LGBTQIA+, inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência e diversidade etária. A Companhia também é signatária adepta desde 2021 aos 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, da sigla para Women’s Empowerment Principles, em inglês), uma plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global, da ONU, que conta com diretrizes para a igualdade de gênero nos negócios e está alinhada ao objetivo 5 – Igualdade de Gênero da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 do Pacto Global.
Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí é uma empresa de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) em geral que buscam economia tanto na compra de itens unitários, como em grande volume. Com crescimento de 15,8% em receita bruta em 2021, está presente nas cinco regiões do País com 214 lojas distribuídas em 23 estados (mais o Distrito Federal). É um dos dez maiores empregadores do segmento privado do país com mais de 60 mil colaboradores e, mensalmente, recebe 30 milhões de clientes em suas lojas. Em 2021 passou a ser listado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sendo a ação mais valorizada no mês de estreia das negociações, com alta de 402%. Além disso, é negociada também na bolsa de Nova York (NYSE). O Assaí está entre as 20 marcas mais valiosas do país em ranking anual promovido pela Interbrand e está na 17ª colocação entre os maiores faturamentos em receitas líquidas do país.
FONTES: BLOGDOLAURIBERTO e GIRONACIDADE