Mesmo com paralisação do trabalho por causa do coronavírus, muitas empresas estão abrindo vagas e contratando funcionários
05 maio 2020
Apesar da paralisação do trabalho em diversos setores que movimentam a economia, por causa do coronavírus, muitas empresas estão abrindo vagas e contratando funcionários.
Segundo um levantamento realizado pelo site de recrutamentos Catho, os cargos relacionados a saúde, farmácia, supermercados e logística são os que mais apresentaram crescimento desde o início do isolamento social.
Ainda de acordo com a pesquisa, foram abertas mais de 3.700 vagas para profissões ligadas ao atendimento médico em apenas uma semana, enquanto o setor supermercadista chegou a mais de 6 mil oportunidades de emprego.
Enfermeiro, auxiliar de loja, bombeiro civil, operador de caixa, repositor, encarregado de limpeza, motorista, assistente de transporte, de logística e auxiliar de serviços gerais são os cargos com mais contratações durante a pandemia.
Com o objetivo de atender a alta demanda no varejo de alimentos, o Grupo Pão de Açúcar está buscando profissionais temporários e efetivos para reforçar a equipe das lojas físicas e online.
A diretora de gestão de gente do Assaí Atacadista, Sandra Vicari, conta que somente em março, a rede de atacado do grupo contratou mais de dois mil colaboradores e está com processo seletivo aberto para contratação de outros mil.
As medidas de distanciamento social, impulsionam o mercado de delivery e geram uma demanda na área de tecnologia, de programadores e designers de aplicativos. A quarentena também gerou um aumento de até 71% nas vendas de eletrônicos, segundo dados da consultoria GFK.
Com o crescimento das transmissões ao vivo e home office, as vendas de sistemas de som com tecnologia de reprodução sem fio registraram avanço de 62% em março e os notebooks tiveram aumento de 85%. Por isso, há mais contratações no varejo e na área de tecnologia, segundo a diretora de Pessoas e Performance da Via Varejo, Rosi Balabran.
A empresa responsável pelas lojas Pontofrio, Casas Bahia e administradora do site de e-commerce “extra.com.br” está com vagas disponíveis. São mais de 100 oportunidades para a Grande São Paulo, como parte da estratégia de transformação digital da companhia.
Outras empresas fazem parte da campanha “não demita”. É o caso da JBS, grupo de frigoríficos dono da Seara, Friboi e Swift.
Além de ter se comprometido a manter os 120 mil empregados no Brasil e investimentos de oito bilhões de reais, a companhia, uma das maiores do ramo alimentício, está oferecendo 3 mil vagas de empregos em todas as regiões do país.