Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Marcas dos cariocas: Conheça as mais votadas por quem vive no Rio

16 dez 2021

A décima-segunda edição da pesquisa apresenta um ranking com 41 categorias

RIO – Elas entendem o jeito de ser do carioca e conquistaram a preferência de quem vive na cidade. As marcas que são a cara do Rio, as que respeitam o consumidor e o meio ambiente e as que se distinguem em outras 38 categorias foram listadas em pesquisa feita pelo GLOBO em parceria com a Troiano Branding.

No segundo ano da pandemia, o consumidor se tornou mais atento à capacidade de resposta das empresas e a seu papel social. O levantamento traz duas categorias que exprimem a relação entre as marcas e a sociedade neste momento: a das empresas que ajudaram o carioca durante a pandemia e as que se destacaram por seu trabalho social.

Em sua 12ª edição, o projeto “Marcas dos Cariocas” foi realizado em duas etapas. Na primeira, foram identificadas as marcas dentro de cada categoria a partir da menção espontânea dos consumidores. A amostra foi de 2.168 entrevistas.

Na segunda etapa, cada participante foi exposto a cinco categorias, em um sistema de rodízio de forma que as marcas fossem exibidas equitativamente. As empresas foram apresentadas nominalmente, sem o recurso gráfico da logomarca. A partir daí, os entrevistados analisaram as marcas que conheciam, mesmo que só de ouvir falar.

O consumidor aponta qual marca está mais associada a uma das dimensões do consumo:
1. Qualidade — oferece produtos e serviços de qualidade;
2. Respeito — respeita o consumidor;
3. Preço — vale o que custa;
4. Identidade — combina comigo;
5. Evolução — está sempre se renovando.

Nesta fase, foram 2.165 entrevistas por meio de questionário on-line. O intervalo de confiança foi de 95%, e a margem de erro, de 2%. As dimensões do consumo foram classificadas em ordem de importância na hora de escolher uma marca. As mais relevantes ganham destaque no ranking. Você confere o resultado nas próximas páginas.

Supermercados
• Guanabara
• Assaí
• Mundial
• Carrefour
• SuperMarket

 


Fonte: O Globo