Uma das maiores redes atacadistas do Brasil, o Assaí tem se preocupado cada vez mais com as práticas sustentáveis e com o cumprimento da agenda ESG. Ao BNews, o gerente de Sustentabilidade e Investimento Social da empresa, Fábio Lavezo, citou algumas atividades essenciais que fazem o diferencial na sociedade.
A primeira delas é a criação de pontos de entrega voluntário, em que os consumidores depositam materiais recicláveis (óleo, papelão, plástico, vidro, metal, pilhas, lâmpadas e equipamentos eletrônicos) em locais específicos para serem encaminhados à destinação adequada. Estes pontos estão localizados nas unidades da Cidade Baixa, Paripe, Golf Glub, Mussurunga e Barris na capital baiana, além do de Lauro de Freitas.
“Apenas em 2022, o montante coletado chegou a mais de 400 toneladas em todo o Brasil. Na Bahia, atualmente os pontos de coleta podem ser encontrados em 6 unidades. No mesmo período, nossos(as) clientes baianos(as) destinaram mais de 64 toneladas de material somente no Estado, entre recicláveis, lâmpadas e pilhas. Com essa ação, esses resíduos recebem uma destinação adequada e, assim, facilitamos uma atitude mais consciente dos(as) clientes”, explicou.
Outra estratégia adotada pelo Atacadista, segundo Lavezo, é o abastecimento das lojas baianas com 100% de energia renovável, proveniente de fontes como eólica, solar, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas com o principal objetivo de “combater as mudanças climáticas”.
“Ainda em 2022, lançamos o primeiro posto de recarregamento para carros elétricos em uma loja do no Estado, na unidade Vasco da Gama. O acesso para o recarregamento é totalmente gratuito e pode ser utilizado por qualquer cliente que faça uso de carros elétricos para sua locomoção”, citou.
Fabio reforçou também que o papel do na sociedade vai além dos portões da loja, e afirmou que o resultado das boas práticas ESG adotadas pela rede são refletidos tanto nos clientes e organizações parceiras quanto no comportamento dos colaboradores.
“Entendemos que nesse cenário de tantas pessoas passando fome, precisamos agir! Por isso, aqui no Atacadista temos aumentado a quantidade de alimentos doados ano a ano. O trabalho é realizado por meio de duas frentes: o Programa Destino Certo, que atua por meio da redução do desperdício ao trazer uma nova chance a frutas, legumes e verduras que não apresentam características comerciais desejáveis, mas estão plenamente aptos para o consumo, e também as doações de alimentos feitas diretamente pelo “, disse.
De acordo com o gerente, cerca de 2,5 mil toneladas de alimentos foram doados em 2022, beneficiando assim 374 mil famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade, atendendo um total de 307 instituições e comunidades.
Um outro grande feito da rede é o Instituto , lançado em 2022, que passou a ser a organização que centraliza os investimentos sociais da Companhia.
“O Instituto mantém a tradição do em ações sociais, e amplia o escopo de investimentos para três eixos de atuação: Empreendedorismo, Segurança Alimentar e Esporte. Dentro de uma visão programática com metas iniciais que se estendem para até 2025, o Instituto parte já com duas novas parcerias de peso: a Aliança Empreendedora e a Pretahub, fortalecendo as atividades presenciais em suas duas unidades Casa Pretahub, em São Paulo (SP) e Cachoeira (BA), focadas na aceleração do empreendedorismo negro”, explicou.