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Interbrand divulga lista com as 25 marcas brasileiras mais valiosas no ano de 2020

16 dez 2020

A Interbrand divulga anualmente, há 20 anos, um ranking com as marcas mais valiosas do Brasil. No edição de 2020, três marcas aparecem pela primeira vez

Na última semana a Interbrand, consultoria global de marcas, divulgou o seu ranking anual das 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2020. O critério avaliado pela instituição se baseia na análise de marcas que divulgaram seu balanço financeiro. Juntas, essas 25 marcas brasileiras listadas somam R$ 135 bilhões e representa um crescimento de 4% em relação a 2019.

Divulgado anualmente há mais 20 anos, o ranking “As Marcas Brasileiras Mais Valiosas”, feito pela Interbrand, já listou as empresas brasileiras mais valiosas em 2020. Pela primeira vez, marcas como XP Inc., Drogasil e PagSeguro apareceram no ranking. A liderança ficou com o banco Itaú, com um valor de marca de R$ 37,4 bilhões, seguido do Bradesco, por R$ 26,3 bilhões, e Skol, que pertence a Ambev e vale R$ 17,6 bilhões.

Comparado à 2019, segundo a Interbrand, 18 marcas apresentaram uma variação positiva em seu valor. A Magalu obteve o crescimento mais expressivo do ranking, com 62% e ficando à frente da Natura, com 16%, Itaú, com 11%, e Lojas Americanas, com 10%. Confira a lista completa:

Itaú (R$ 37.383 bi)

Bradesco (R$ 26.293 bi)

Skol (R$ 17.615 bi)

Brahma (R$ 12.118 bi)

Natura (R$ 9.728 bi)

Banco do Brasil (R$ 9.565 bi)

Petrobras (R$ 3.188 bi)

Vivo (R$ 2.692 bi)

Magalu (R$ 1.762 bi)

XP Inc. (R$ 1.685 bi)

Renner (R$ 1.566 bi)

Americanas (R$ 1.437 bi)

Ipiranga (R$ 1.144 bi)

Cielo (R$ 1.116 bi)

Drogasil (R$ 997 mi)

Porto Seguro (R$ 856 mi)

Havaianas (R$ 740 mi)

Casas Bahia (R$ 689 mi)

Assaí (R$ 580 mi)

Atacadão (R$ 558 mi)

Sulamérica (R$ 550 mi)

PagSeguro (R$ 543 mi)

Localiza (R$ 529 mi)

Fleury (R$ 516 mi)

Totvs (R$ 504 mi)

Entre os critérios para criar o ranking estão a performance financeira, percepção e influência das marcas brasileiras mais valiosas junto aos consumidores. Em parceria com a Provokers, a Interbrand entrevistou mil brasileiros que que deram sua opinião sobre cem marcas.

Contudo, para o ano de 2020 um novo critério foi considerado: o Índice de Força de Marca superior a 50%, que consolida em um único indicador a capacidade da marca em impulsionar os resultados dos negócios, além de mostrar um roteiro acionável para seu crescimento. Marcas que souberam “escutar, dialogar e agir de forma decisiva” foram destaque no levantamento da Interbrand.

Fonte: GKPB