No mês em que se celebra mais um aniversário da Lei de Cotas (nº 8.213/91), o Assaí Atacadista reforça ainda mais as ações norteadoras que buscam a promoção da inclusão, diversidade e a garantia aos direitos humanos. Atualmente, a Companhia possui mais de 3.200 colaboradores(as) com deficiência atuando nas suas lojas, centros de distribuição e escritórios de todo o país – o que representa 5,5% da sua força de trabalho. Para além destes números, a inclusão no Assaí representa a oportunidade emprego e crescimento profissional. A jovem Vitória Caroline, de 23 anos, é operadora de loja pleno da unidade de Santarém e conta que, mesmo com qualificação acadêmica, durante muitos anos teve que se contentar com pouquíssimas oportunidades no mercado. “Era muito difícil conseguir um trabalho, pois a maioria das vagas incluía atendimento ao cliente e, quando as pessoas ficavam sabendo da minha surdez, me ignoravam”, afirma ela, que é Técnica em Logística e Graduanda em Administração.
Segundo Vitória, a necessidade de trabalhar proporcionou outras experiências profissionais, como na área de padaria e confeitaria, mas em todos os cargos a exploração e a ausência de direitos trabalhistas era uma realidade. Após este período, ela se demitiu e tentou vender doces na rua até surgir a oportunidade de trabalhar no Assaí com carteira assinada. “Essas fases antes do Assaí foram angustiantes. Tinha medo de não crescer na vida e de não poder mostrar o meu verdadeiro potencial. Mas no Assaí isso foi diferente. Desde a entrevista de emprego até hoje, me sinto respeitada. Nunca vi uma empresa que respeite tanto a acessibilidade. Para falar a verdade, eu tive medo de não poder subir de cargo, por conta das responsabilidades mesmo, mas quando fui promovida recebi muito apoio de todos(as) os(as) meus(inhas) colegas e do time da loja. Sou imensamente grata por isso”, ressalta. Vitória ainda observa que as iniciativas de inclusão da empresa são fundamentais para ampliar cada vez mais a diversidade e a equidade dentro dos espaços.
“Agora, meu foco é em mais conhecimento e crescimento. Quero trabalhar no meu potencial e mostrar que posso melhorar cada vez mais”, conclui.
No Assaí Atacadista, a valorização de pessoas com deficiência é uma das estratégias para fomentar a diversidade no seu quadro de colaboradores(as). Por esta razão, todas as novas lojas da Companhia já são inauguradas com a representatividade de pessoas com deficiência na equipe. No ano passado, a empresa também anunciou sua adesão à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), movimento reconhecido pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) e que tem como finalidade um ambiente de negócios ainda mais inclusivo. Entre outras ações de destaque dentro das unidades, os colaboradores(as) contam com um treinamento personalizado, o “Protagonize sua Carreira”, com foco em desenvolvimento de competências e habilidades. Eles(as) possuem acesso também a um curso de Libras disponível na Universidade Assaí – plataforma de educação corporativa e exclusiva para os(as) colaboradores(as) da Companhia – para que todos(as) aprendam como se comunicar melhor com os(as) colegas surdos.
Há também o uso de legendas e tradutor de Libras nos vídeos e materiais internos. Além disso, o Assaí foi a primeira empresa do setor de atacado a implementar um recurso importante de acessibilidade dentro de seus sites: os avatares Hugo e Maya, que transcrevem conteúdos de textos dos sites do Assaí na Língua Brasileira de Sinais.
FONTE: News Pará