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Cuiabá atrai investimentos

09 abr 2021

Cuiabá se renova a cada ano com o nascimento de novos negócios. A Capital mato-grossense completa 302 anos hoje, 8, abrigando um quarto (24,4%) das empresas de Mato Grosso. Atualmente 101.652 mil empreendimentos estão ativos na cidade. Nos últimos 12 meses, surgiram 5.269 mil novos estabelecimentos no município. São 5,4% a mais que no mesmo período do ano passado, segundo o portal Empresômetro, que reúne dados e estatísticas sobre a atividade empresarial no Brasil.

Foi justamente nesse período marcado pela crise pandêmica que a empreendedora Evellin de Almeida decidiu apostar em uma unidade da Anjos Colchões e Sofás, em Cuiabá. Para comandar a franquia, Evellin migrou de Sinop, município distante 500 km ao norte da Capital. “A loja foi aberta em agosto de 2020, mas trocou de franqueado e em dezembro do ano passado eu e minha mãe assumimos”. Em Cuiabá, elas são pioneiras na representação da marca. A escolha da franquia aconteceu após analisarem tendências e modelos de negócios. “Vínhamos estudando o ramo casa e notamos que aumentou muito a procura (por produtos de uso doméstico) nessa pandemia.

As pessoas passaram a buscar mais conforto”, pondera a franqueada, que comercializa sofás, poltronas, colchões e demais artigos para decoração de quartos e salas.

Com uma franquia recém-instalada na Capital mato-grossense, o empreendedor Luis Miguel Femandez é otimista com as perspectivas de negócios. “Estamos funcionando desde a semana passada e várias empresas demonstraram interesse em anunciar conosco”, revela Fernandez, que optou pelo modelo home based PremiaPão. A marca atua com publicidade em sacos de pão ecológicos.

Outra empresa que vê Cuiabá como um pilar para expandir sua atuação no território estadual é a 3 Corações.

A marca está presente no Estado desde 2015 por meio de um centro de distribuição na Capital. Com a aquisição no ano passado da marca Café Brasileiro, fortalece sua atuação local com uma unidade industrial. “Acreditamos no potencial c nas oportunidades que o Mato Grosso oferece”, manifesta o Grupo 3 Corações, por meio de nota. Da mesma forma, a fábrica de suplementos e rações Agrocria, sediada no distrito industrial de Cuiabá desde 2006, considera a cidade estratégica para expansão de suas atividades no Estado, afirma a diretora de Relacionamento na Agrocria, Bruna Drummond de Azeredo.

Grandes empresas continuam investindo na maior cidade de Mato Grosso. Até o final do I o semestre deste ano, a rede Assai Atacadista inaugura mais uma loja em Cuiabá, no bairro Jardim das Américas. Nessa 2 o unidade na Capital são investidos R$ 48 milhões, informa a diretora regional do Assai, Kenia Mainardi. O empreendimento irá gerar 500 novos empregos. Cada unidade dispõe de uma variedade de 8 mil produtos.

O Assai Atacadista chegou a Mato Grosso em 2013 e mantém 4 lojas no Estado – em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop – com 1.000 mil colaboradores.

Cuiabá oferece também boas oportunidades para prestadores de serviços. Atento ao potencial da cidade, a franquia Suporte Smart vislumbra perspectivas de fortalecimento da marca na Capital e também no interior, diz o franqueador Vinícius Rochesk.

Com a intensificação do trabalho remoto devido a pandemia, cresceu a demanda por delivery de produtos e serviços. E nesse nicho de mercado que a Suporte Smart atua, explica Rochesk. A marca oferece assistência técnica para aparelhos celulares e venda de acessórios em toda a América Latina, por meio de 360 franqueados, inclusive em Cuiabá e outros municípios mato-grossenses. Além do atendimento na loja física, a franquia disponibiliza técnico delivery. profissional certificado que vai até o cliente.

Marcas que ainda não chegaram a Mato Grosso prospectam o mercado local, com foco na Capital. É o caso da Estação Turma da Mônica, que inclui Cuiabá no plano prioritário de expansão. A meta da Maurício de Sousa Produções Ao Vivo e Grupo Bittencourt é levar entretenimento para centros de compras, shoppings e outros espaços. No país. possui 4 unidades, localizadas em Goiânia, Olinda, Rio de Janeiro e João Pessoa. Para adquirir o direito de uso de marca por um período de 5 anos o investimento estimado é de R$ 3 milhões a R$ 5 milhões.

Apoio

Neste 1º semestre, a prefeitura de Cuiabá irá lançar o programa Pra Frente Cuiabá, que prevê concessão de incentivos fiscais para ampliação e abertura de novas empresas na cidade.