Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Conhecer as tendências mundiais do varejo faz toda a diferença

19 mar 2019

O comércio está aquecendo e este é o momento de os varejistas ficarem de olho nas principais tendências de mercado para se diferenciarem da concorrência.

O ano de 2019 tem tudo para ser o ano da transformação inteligente do varejo brasileiro. Um ano desafiador, já que a economia do país ainda está se recuperando. Pensando nisso, a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) promove o Retail Conference 2019 – evento que discute as principais tendências mundiais do varejo -, no dia 25 de abril, das 8h às 18h, no Expo D. Pedro, em Campinas (SP).

O objetivo do evento é antecipar as tendências e inovações do segmento varejista, e as tendências mais discutidas para 2019, na NRF, Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo que acontece em Nova Iorque anualmente, e que podem ser pensadas e adotadas pelos micro e pequenos empreendedores também. Confira alguns dos principais assuntos que você verá no evento:

1- O Físico e o Digital

O físico e o digital são a tendência que mais se destacam no momento. A perspectiva para o futuro, segundo especialistas, é que não haverá mais distinção entre loja física e online, tudo será integrado proporcionando uma comunicação efetiva e uma experiência cada vez melhor para o consumidor. Para 2019 o esperado é que seja cada vez mais explorada a integração entre o físico e o digital.

2- Entrega

Em outros países, comprar e receber um produto no mesmo dia é algo simplesmente comum e mandatório. Aqui no Brasil isso ainda é uma novidade no mercado, embora existam empresas em São Paulo que estão testando serviços de entrega imediata ou agilizada e a tendência é de que esse fator seja ainda mais explorado pelas empresas.

Kent Savage, CEO e fundador da Apex Supply Chain afirmou que os varejistas que querem ter sucesso em 2019 precisam, obrigatoriamente, olhar para as novas tecnologias e simplificar o processo de entrega.

3- Nichos de Mercado

Os nichos de mercado são uma visão de segmentação de público, de grande potencial, mas que exige que se entenda o perfil de cada segmento a ser trabalhado, algo que já está sendo feito por muitas empresas atualmente. No passado as empresas indicavam os produtos e formas de consumo. Hoje, o consumidor molda modelos de negócios e dita tendências. Por este motivo, a separação de público em grupos é uma forma eficaz de entender as suas necessidades e expectativas, melhorando os resultados alcançados.

3. Big Data e inteligência artificial

O uso do Big Data e da inteligência artificial também ampliará o número de ofertas instantâneas. Na medida em que os varejistas obtiverem cada vez mais dados sobre o comportamento do consumidor e dos preços da concorrência eles criarão promoções irrecusáveis e com prazos cada vez mais curtos para encerrar. A ideia de tempo limitado será cada vez mais recorrente.

4. A loja física e a experiência de compra

Há quem diga que com a era da conectividade, a loja física não é mais tão importante. Um grande equívoco, a tendência não é que as lojas físicas fechem e sim que elas se reinventem. A loja não é mais um simples local de compra, ela é uma área feita especialmente para receber o cliente, com um atendimento impecável, um design que reflita a marca e que estimule os sentidos, com acessibilidade e muito mais.

loja física tem o poder de proporcionar experiências que melhorem a interação do consumidor com um produto, através de diversos fatores como o ambiente, o atendimento, o acolhimento, a música, o cheiro, e até o paladar.

Quer fazer a diferença em seu negócio? Junte-se a mais de 2500 empreendedores e participe do Retail Conference 2019. Com conteúdos totalmente aplicáveis ao seu negócio, o evento vai trazer grandes cases e nomes do varejo que vão apresentar as últimas soluções para o varejo. Mais informações e inscrições pelo link: retailconference.com.br/ ou pelo +55 19.99607.7604 (WhatsApp da ACIC).

Fonte: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/especial-publicitario/acic/noticia/2019/03/18/conhecer-as-tendencias-mundiais-do-varejo-faz-toda-a-diferenca.ghtml