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Com novas lojas, Assaí Atacadista acelera estratégia de expansão na Bahia

04 maio 2022

Grupo inaugura nova loja, em Salvador, nesta quinta-feira (5), e anuncia unidades no Cabula e em Teixeira de Freitas, no extremo-sul do estado

 

Por Joana Lopo

 

Há menos de dez anos, o Assaí Atacadista cravou seus pilares na Bahia e fez do verbo expandir o seu lema. Tanto que o estado figura em terceiro lugar em número de lojas, atrás apenas de São Paulo – onde tudo começou – e Rio de Janeiro. No total são 19 unidades mas, nesta quinta-feira (5), a rede inaugura a 20ª loja no estado, na Rua do Salete, no bairro dos Barris, região central de Salvador.

 

Além da novata, a previsão do grupo é de inaugurar mais cinco atacados até 2023, sendo quatro unidades em Salvador – uma no bairro do Cabula e mais três que serão conversões do Extra Hipermercado, na Rótula do Abacaxi, Avenida Paralela e Vasco da Gama; e a primeira loja em Teixeira de Freitas, extremo-sul do estado, que está com a inauguração prevista ainda para este semestre. Fora da soterópolis, a rede tem unidades espalhadas também nas cidades de Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jequié, Guanambi, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Itapetinga e Barreiras.

 

Entre 2020 e 2021 foram abertas três novas lojas: uma em Salvador, no bairro de Mussurunga, a primeira unidade em Barreiras e a segunda loja de Feira de Santana. “Em menos de dois anos, o Assaí terá dobrado a sua presença em Salvador, passando de quatro unidades até o fim de 2021, para nove lojas até o fim de 2023”, revela o diretor regional do Assaí Atacadista, Fabio Santos.

 

Segundo ele, no período entre 2022 e 2023, no total, a empresa chegará à marca de 24 lojas na Bahia, e somará mais de cinco mil novos empregos, considerando os postos de trabalho diretos e indiretos e também as vagas geradas durante o processo de construção dos empreendimentos. Hoje, o Assaí é o segundo maior varejista do setor, ficando atrás apenas do Atacadão.

 

Barris

Para a inauguração da unidade dos Barris, a expectativa é grande. Fabio Santos observa que por ser uma região central, muito bem adensada e verticalizada, com grande demanda do público consumidor, tanto de pessoas físicas como jurídicas, a exemplo dos pequenos comerciantes, o bairro vai abraçar também os moradores dos bairros da Federação, Dois de Julho, Pelourinho, Barra, entre comerciantes, bares e restaurantes, entre outros. A unidade gerou quase 300 novos empregos.

 

Com as mesmas características, o bairro do Cabula, que deve ganhar uma unidade do Assaí no próximo semestre, vai atender as regiões que ficam no seu entorno. “Só temos um concorrente lá, o que facilita a nossa entrada. Em geral, temos uma expectativa boa olhando o cenário econômico. Estamos otimistas! Vamos agregar ainda mais serviço e valor às regiões”, garante Santos.

 

Muitas famílias buscam a gente por ser uma forma de compra mais atrativa. O consumidor terá economia de, no mínimo, 15% com os nossos produtos

 

Em relação às unidades adquiridas do Extra, o diretor conta que já foram iniciadas e desmobilização e obras, portanto, a inauguração das três devem ocorrer até o próximo ano. “Para o interior, ainda estamos em prospecção para outras cidades, mas nada definido”, conta o executivo.

 

A rede, que é controlada pelo grupo francês Casino, está presente na Bahia desde 2013, com a primeira loja em Juazeiro. De lá para cá, houve uma rápida expansão em número de lojas e regiões de atuação. Isso se deve, segundo Fábio Santos, aos diferenciais do Assaí, como a forma de pagamento, em que aceitam todos os cartões de crédito e débito, além de vale alimentação e refeição.

 

Tem, ainda, o cartão próprio chamado “Passaí”, em que o consumidor pode pagar o preço de atacado mesmo comprando em varejo, independentemente da quantidade. “Outra novidade é o nosso açougue, um serviço que implementamos e tem dado muito resultado, o público gostou muito. Temos muitos produtos, apostamos no sortimento para que o comerciante tenha apenas um único endereço de compra”.

 

Inflação e eleições

Sobre os impactos da inflação elevada, o diretor diz que o formato de negócio da rede facilita por serem atacadistas. “Muitas famílias buscam a gente por ser uma forma de compra mais atrativa. O consumidor terá economia de, no mínimo, 15% com os nossos produtos”, garante ele que também percebe no ano eleitoral uma possibilidade de variações nas vendas “para cima ou para baixo”.

 

Sobre a valorização do dólar e da elevação de preços dos insumos e produtos, já que muitos são de fora, Fabio Santos diz que o maior desafio é driblar a inflação e oferecer melhor custo e preço ao consumidor e pequeno comerciante.

 

Resultado

Com o faturamento bruto, em 2021, de R$ 45,6 bilhões, o Assaí teve um incremento de R$6,2 bilhões (+15,8%) em relação a 2020. Já o lucro líquido do quarto trimestre (4T21) foi de R$ 1,6 bilhão, alta de 61% ante o ano anterior. Com a inauguração da unidade dos Barris, são 217 unidades presentes em 23 estados e no Distrito Federal. Geram mais de 60 mil empregos e têm em média 35 milhões de clientes ao mês.

 

Seu plano de expansão conta com a abertura de 28 novas unidades abertas, em 2021, e o planejamento para abrir até 50 novas lojas neste ano. A cada inauguração de loja são gerados cerca de 500 empregos diretos e indiretos na rede que hoje é a segunda maior varejista do país e único Cash&Carry (sistema de compra em que o cliente escolhe, paga e leva o produto na hora) puro e listado na B3.

 

FONTE: Bahia de Valor