Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Atacarejo é formato que mais cresce entre mercados

30 abr 2021

Lojas enormes, com dezenas de milhares de metros quadrados, onde o cliente encontra uma grande variedade de produtos com preços de atacado. Comum nos Estados Unidos, esse formato de mercado recebeu no Brasil o nome de atacarejo. E nunca foi tão popular por aqui.

O segmento teve crescimento 26,7% em 2020, enquanto o dos supermercados e hipermercados não chegou aos 13%, segundo análise da NielsenlQ, por encomenda da Abaas (Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço).

A crise econômica levou novas fatias de consumidores ao segmento, afirma o presidente da Abaas, Virgílio Villefort. “Estamos presentes em 63% dos lares, sendo que 860 mil famílias já compram exclusivamente nos atacarejos.”

Mas a conquista de uma nova clientela também se deve à modernização das lojas, na opinião de Wlamir dos Anjos, diretor comercial do Assai. A rede foi eleita pela sexta vez consecutiva a melhor empresa de atacado pelos paulistanos.

“Até o fim da década de 1980, as lojas eram escuras e só vendiam produtos em caixas fechadas. Não proporcionavam uma boa experiência para o consumidor”, diz.

“O preço é principal alavanca para a conquista de clientes, mas não podemos nos basear só nisso. Precisamos atrair com atendimento e boas soluções financeiras”, afirma.

Nas 184 lojas do Assai, ninguém é obrigado a comprar produtos em caixas fechadas. Há dois preços em vigor, um para atacado e outro para varejo. Quem paga a conta com o cartão da rede ganha o maior desconto, não importa a quantidade.

As pessoas físicas já respondem por 50% das vendas do Assai, e o perfil dos clientes que são pessoas jurídicas mudou. A alta taxa de desemprego levou às lojas um grande contingente de microempreendedores individuais, que iniciaram negócios voltados ao delivery.

“Para eles, temos lançado campanhas de descontos de ingredientes, embalagens para entrega e utensílios de cozinha.”

ATACADISTA

ASSAÍ

FUNDAÇÃO: 1974

UNIDADES: 185, sendo 29 na capital paulista

FUNCIONÁRIOS: Mais de 50 mil

FATURAMENTO: R$39,4 bilhões em 2020

CRESCIMENTO: 33% em comparação a 2019

AÇÕES SOCIAIS: Em 2020, a empresa doou mais de 65 mil cestas com alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal, por meio de 112 instituições sociais parceiras, beneficiando mais de 262 mil pessoas em todas as regiões do país. Para auxiliar financeiramente microempreendedores e pequenos negócios comunitários em regiões de alta vulnerabilidade, o Assai aportou recursos nos fundos sociais e de microcrédito Fundo Periferia Empreendedora e Fundo Coalização Éditodos

“Este prêmio marca o reconhecimento do trabalho e da dedicação ao longo do difícil último ano. Queremos continuar sendo a opção de compra alimentar do consumidor brasileiro, ao mesmo tempo em que mantemos como prioridade a preocupação com a segurança de funcionários e clientes. Buscaremos sempre as melhores iniciativas que contribuam para manter o poder de compra” – Wlamir dos Anjos, diretor comercial e de logística

Fonte: Estado de S. Paulo