Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Assaí é a rede alimentar com maior presença nos lares brasileiros

02 out 2023

Pesquisa realizada pelo instituto de análise de mercado NielsenIQ Homescan revelou que o grupo Assaí Atacadista é o novo líder do mercado nacional como rede alimentar de maior penetração nos lares brasileiros. Segundo o estudo, que abrange tanto o setor de varejo de alimentos quanto o segmento de farmácias, a rede alcançou taxa de penetração de 24,4% no primeiro semestre deste ano. Isso significa que um em cada quatro domicílios no País frequenta uma loja da empresa supermercadista.

O resultado representa um salto de 3% em relação ao primeiro semestre de 2022, quando o Assaí ocupava a segunda posição, e um aumento de 5% na comparação com o mesmo período de 2021. Além disso, é a primeira vez que uma rede de atacarejo ocupa o topo do ranking.

O CEO do Assaí, Belmiro Gomes atribui a conquista ao reconhecimento crescente da empresa. “Além do compromisso permanente em oferecer preços baixos, nosso modelo de loja prioriza a experiência superior de compras. Isso mudou a percepção sobre o atacarejo e o Assaí, nos incorporando ainda mais na rotina de compras”, comenta o executivo.

Na prática, cada ponto percentual na pesquisa corresponde a aproximadamente 556 mil domicílios, o que significa que o Assaí conquistou quase 3 milhões de domicílios nos últimos dois anos. Fato que Belmiro destaca com orgulho: “Com uma taxa de penetração impressionante, uma proposta de valor muito bem definida e uma expansão de sucesso, estou muito orgulhoso em constatar que, além de uma referência no país, somos a empresa alimentar mais presente nos lares brasileiros”, diz.

Presença do Assaí em Minas

O modelo de loja do Assaí foi criado para atender às necessidades dos clientes e tem sido constantemente atualizado, desde então. Esse modelo está sendo expandido para cada vez mais cidades, aumentando o contato da população com o Assaí e proporcionando uma experiência superior no atacarejo.

Apenas em Minas Gerais, a rede está presente não apenas na capital mineira, mas também em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Uberlândia (Triângulo Mineiro), Sete Lagoas (região Central), Ipatinga (Vale do Aço) e Betim (RMBH).

Além das mudanças no layout e na ambientação das lojas, a empresa aumentou a quantidade de produtos por unidade e introduziu um novo mix de serviços em várias unidades. Outro fator tangível está na resposta à demanda digital, por meio de parcerias com empresas de entrega de compras e reformulação do aplicativo, que passou a contar com vantagens exclusivas aos usuários. Essas estratégias, aliás, garantiram maior proximidade entre a marca e o público.