“A principal alavanca que traduz o sucesso do Assaí é a eficiência operacional que conseguimos proporcionar. A gente consegue adequar o sortimento à necessidade da região, seja por questões socioeconômicas, seja por aspectos culturais. Uma loja em Curitiba (PR), por exemplo, e outra em Rio Branco (AC), têm demandas distintas entre si”, afirma Wlamir dos Anjos, vice-presidente comercial e de logística da empresa. Segundo ele, as diferenças entre as unidades da rede existem até em termos de tamanho e de estacionamento.
Outro exemplo de conhecimento regional que leva à assertividade, segundo o executivo, é sua presença em Minas Gerais. “Começamos com uma loja em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A segunda foi em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Naturalmente, os hábitos, os fornecedores e os costumes do Triângulo Mineiro são muito diferentes da Grande BH”, diz Anjos.
A sustentação da estratégia da regionalidade se dá por meio de 12 escritórios, que são como minissedes da rede e estão espalhados pelo Brasil e dos 13 centros de distribuição. Aliás, no que se refere à distribuição pelo território nacional, o Assaí está presente no Distrito Federal e em 23 Estados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo são os únicos que ainda não têm unidades da rede.
A ideia era que a abertura de lojas por lá ocorresse neste ano, mas a estratégia em 2022, por ora, está direcionada à ativação dos 70 pontos comerciais adquiridos do Extra Hiper, explica o executivo. Os primeiros do tipo foram inaugurados em julho: Ceilândia (DF) e Campina Grande (PB), que, juntos, adicionaram 11 mil metros quadrados na área de vendas. O total já ultrapassa um milhão de metros quadrados.
No fim de 2020, o Assaí passou por um processo de cisão do Grupo Pão de Açúcar (GPA), encerrado no primeiro trimestre de 2021 – foi com a compra de uma participação de 60% da companhia, pelo GPA, em 2007, que o Assai entrou para o segmento de autosserviço. Quatro anos depois, se tornou subsidiária integral do GPA até o ano passado, quando cada companhia passou a operar de forma independente, com reporte direto ao grupo Casino.
A ativação das unidades do Extra Hiper vem na esteira deste movimento. “Entendemos que fazia todo sentido adquiri-las porque, estrategicamente, estão muito bem localizadas. Nas grandes cidades, a maioria das lojas está protegida pelo mercado imobiliário. Dependendo do município, você leva de dois a cinco anos para aprovar um ponto comercial”, argumenta Anjos.
A eficiência da localização, de acordo com o executivo, está no fato de que essas unidades do Extra Hiper estão em regiões mais distantes dos estabelecimentos do formato cash & carry, segmento do qual o Assaí faz parte – e que é popularmente conhecido como “atacarejo”. “Com a ativação desses hipermercados, conseguimos evitar que os clientes de regiões onde não estávamos presentes precisem se deslocar a outros bairros para encontrar um modelo cash & carry”, explica.
Dos 70 pontos adquiridos, 40 serão convertidos ainda neste ano e os demais ficarão para 2023. Neste segundo semestre, a prioridade está na região Sudeste, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com essa perspectiva de expansão, o Assaí prevê gerar mais de 12 mil postos de trabalho – atualmente a rede emprega cerca de 60 mil colaboradores.