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Assaí contém despesas, cresce em cenário desafiador e já prevê acelerar expansão

10 maio 2022

 

São Paulo/São José do Rio Preto, 10/05/2022 – O mercado gostou do que viu nos resultados do Assaí para o primeiro trimestre de 2022. A percepção é de que a companhia conseguiu apresentar números sólidos e preservou margens de rentabilidade e eficiência operacional. O crescimento anual de receita foi de 21,1%, impulsionado pelas vendas em mesmas lojas, de 6,7%, além do desempenho das lojas inauguradas nos últimos 12 meses. A analista Marcella Recchia, do Credit Suisse, destacou que a empresa conseguiu mais uma vez proteger a margem bruta anual em 16% das vendas. Esse feito, para ela, reflete a maturação acelerada de novas lojas, bem como sua estratégia comercial bem-sucedida e ajustes efetivos de sortimento de produtos, mesmo em um ambiente de consumo mais desafiador, com tendência de queda.

A analista pontua ainda que controle de despesas da companhia compensou parcialmente o ritmo acelerado de inaugurações nos últimos 12 meses (32 lojas) e os custos pré-operacionais relacionados às conversões do Extra Hiper, levando as despesas de vendas, gerais e administrativas a permanecerem praticamente estáveis em 9,6% das vendas.

 

O Bank of America (BofA) previu recuperação no lucro por ação do Assaí na medida em que a rede converte as lojas do Extra Hiper em unidades da marca. Embora a compra dos 70 pontos comerciais provoque impacto nas despesas do Assaí para este ano, o banco destaca a qualidade das unidades compradas e sugere rápida maturação das novas lojas e riqueza no mix de produtos oferecidos pela rede.

 

Vendas

Aos investidores, o diretor-presidente do Assaí, Belmiro Gomes, disse que a empresa está aumentando as estimativas de vendas da rede para o segundo trimestre para acima de 30%. De acordo com ele, o mês de abril, embora atípico por conta da Páscoa e do Carnaval fora de época, já mostrou aumento de vendas na casa dos 40% e em maio o forte movimento continuou. “Em abril, mesmo com o tradedown (troca por produtos mais baratos por parte do cliente), nós observamos movimento maior de abastecimento do consumidor final, especialmente nas duas primeiras semanas do mês”, disse, durante teleconferência dos resultados financeiros da companhia no primeiro trimestre. “E olhando para os números de maio dá para a gente fazer essa previsão [de aumento de 30% nas vendas”, completou.

 

O executivo disse que tal desempenho das vendas vai compensar o aumento de despesas esperado para o segundo trimestre do ano. Ele explicou que as despesas pressionadas pela inflação do ano seguem sob controle. “As despesas seguem sob controle, inclusive com algumas otimizações. Mas vai ter, sim, no segundo trimestre impacto de despesas maior que no primeiro, compensado por aceleração de vendas. Isso gera um efeito de diluição positivo”, disse.

 

Mais expansão

Gomes disse que é possível que a rede inaugure mais lojas orgânicas em 2022 do que o previsto inicialmente. Segundo ele, o plano até o momento segue em inaugurar 12 lojas orgânicas, sendo cinco já inauguradas, mais 40 conversões de lojas Extra Hiper em atacarejos da marca Assaí.

 

“Esse é o patamar mínimo [de inaugurações], mas provavelmente, conforme o andamento ao longo do ano, seja de obra seja de aprovação de projeto, é possível que haja um aumento de inaugurações um pouco mais para cima”, afirmou, durante teleconferência de resultados do primeiro trimestre da rede Assai. Apesar do otimismo, Gomes afirmou que somente no final do segundo trimestre é que haverá mais clareza sobre a possibilidade de inauguração de lojas acima do previsto. “Pode ser aumentado para cima, mas teremos visibilidade melhor no segundo semestre”, afirmou.

 

Números

O lucro líquido aos acionistas do Assaí totalizou R$ 214 milhões no primeiro trimestre de 2022, com margem líquida de 1,9%. O resultado é 10,8% mais baixo do que o registrado no mesmo período de 2021. Já o Ebitda ajustado foi de R$ 752 milhões, uma alta de 17,3% ante o apresentado um ano antes. A margem Ebitda foi de 6,6% no trimestre, queda de 0,2 ponto porcentual (p.p.). A margem bruta ficou estável em 16% e a margem líquida caiu 0,6 p.p. (Colaborou Luísa Laval)

 

FONTE: AGÊNCIA ESTADO