Bem-vindo(a), Fulano da Silva

Assaí Atacadista investe em processos logísticos para apoiar processo de expansão

13 abr 2023

Foram 60 inaugurações em 16 estados e 36 cidades brasileiras em 2022; além disso, companhia também abriu três CDs, localizados em Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Arujá (SP)

Com 60 inaugurações em 16 estados e 36 cidades brasileiras em 2022, o Assaí Atacadista teve o desafio logístico de como suportar uma expansão e manter a qualidade de abastecimento. Das 60 lojas abertas, 52 foram realizadas somente no 2º semestre – cerca de uma loja a cada 4 dias.

Segundo a empresa, uma das primeiras decisões foi pela abertura de três CDs, localizados em Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e em Arujá (SP). Todos foram abertos durante 2022 e contribuíram para estruturar o salto do Assaí de 212 unidades, em 2021, para 263 lojas em 2022. Hoje, a empresa opera com 12 CDs distribuídos pelo país, dedicados ao abastecimento de produtos de alto valor agregado e ao apoio à regionalização da marca, parte vital do negócio.

“Diante desse cenário, precisávamos suportar uma expansão sem precedentes e, para isso, desenvolvemos estratégias em frentes diversas” detalhou João Andrade, diretor de Logística da companhia. “Abrimos novos centros de distribuição (CDs) em regiões de demanda crescente, adotamos novas tecnologias e reavaliamos processos para otimizar custos operacionais e potencializar as operações.”

De 2022 até 2021, o Assaí ampliou a área de armazenagem em 47%, de 175 mil m² para 257 mil m², gerando mais de 500 novos postos de trabalho diretos. Atualmente, o time de logística da companhia superou a marca de três mil pessoas.

A empresa anunciou que também investiu em outras melhorias e adaptações para suportar a expansão, além de apostar em novas tecnologias como o portal de agendamento para fornecedores – que entrou em desenvolvimento ao longo de 2022, visando a implantação no ano seguinte. Por meio dele, os próprios parceiros conseguem agendar a data e horário dos recebimentos nas unidades em uma plataforma online.

De acordo com a companhia, a meta é abrir cerca de 40 novas lojas em 2023. “Cada vez mais, o Assaí está próximo dos(as) brasileiros e, para isso, o time de Logística seguirá suportando a operação da companhia e garantindo a qualidade do abastecimento das lojas. Isso porque, embora exista um contexto desafiador para se chegar a esse resultado, no fim do dia o mais importante é termos lojas bem abastecidas, produtos que atendam às necessidades do público de cada loja e, principalmente, clientes satisfeitos”, ressaltou Andrade.