Bem-vindo(a), Fulano da Silva

As empresas do varejo mais admiradas do Brasil

29 set 2020

Como acontece todos os anos, o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) e a FIA (Fundação Instituto de Administração) perguntaram aos brasileiros, desta vez pelas redes sociais: qual a empresa varejista que eles mais admiravam, em termos de reputação e outros aspectos? E a resposta, no caso da categoria de eletrodomésticos e e-commerce, foi o Magazine Luiza, e de supermercados, o Carrefour.

Ao todo foram avaliadas 17 categorias e, além de analisar como os consumidores enxergam a reputação dessas empresas, o levantamento deste ano incluiu também o ranking das empresas mais admiradas para se trabalhar, a partir das impressões de equipes e colaboradores. As companhias que lideram na preferência foi novamente o Magazine Luiza, seguida de O Boticário e da Leroy Merlin.

“Nos adaptamos bem à realidade de 2020, com pilares sólidos e soluções para as necessidades deste momento. Seguimos em frente com nosso grande propósito de digitalizar o Brasil, com foco em pequenas e médias empresas, que ainda estão fora do universo online”, explica Júlio Trajano, diretor executivo do e-commerce do Magalu, a respeito dos resultados.

Para Patrícia Cotti, diretora executiva do IBEVAR, os varejistas têm passado por momentos conturbados este ano. “Acredito que, infelizmente, poucas redes varejistas passaram ilesas por todos os acontecidos. Mas, é necessário considerar que o varejo é o setor que mais emprega no Brasil – em 2019, foram gerados cerca de 8.5 milhões de empregos formais, além de ser um setor que movimenta a economia, com 22% de representação do BIP (Produto Interno Bruto)”, analisa.

Por isso, tão importante quanto avaliar o faturamento das companhias foi entender como elas são vistas pelos seus clientes e funcionários nesse ranking. “A concorrência no varejo é acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas, em diferentes segmentos. O objetivo do ranking é, justamente, mostrar quais são as empresas que cativaram o consumidor ao longo do ano, de maneira a colaborar com o desenvolvimento do setor”, completa Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR.

Na categoria supermercados, o Carrefour apareceu em 1º lugar. “É gratificante saber que estamos fazendo nosso trabalho de maneira correta, ainda mais em um momento como este, que nunca imaginamos viver. Neste ‘novo normal’, queremos oferecer um local seguro e acolhedor”, defendeu Noel Prioux, CEO do Carrefour Brasil.

Já na categoria Atacados, o Assaí Atacadista foi reconhecido como o mais admirado do País. “Neste cenário desafiador de consumo, estamos reforçando nosso papel na sociedade de levar preço baixo, continuar investindo e abrindo lojas, e contribuindo com a economia e a geração empregos”, afirma Belmiro Gomes, presidente do Assaí Atacadista.

A pesquisa foi realizada com base em mais de um milhão de mensagens postadas nas redes sociais (textos e vídeos), somado ao banco de dados do IBEVAR, que possui mais de oito milhões de unidades de informação, compiladas todos os anos.

Lista completa das varejistas mais admiradas nos seus segmentos, em todo o País:

Assaí Atacadista (Atacados)
Cacau Show (Alimentos)
Carrefour (Hiper e Supermercados)
Centauro (Esporte)
Leroy Merlin (Material de Construção)
Lojas Americanas (Lojas de Departamento)
Magazine Luiza (Eletrodomésticos)
Magazine Luiza (Comércio Eletrônico)
McDonald’s (Fast food)
O Boticário (Beleza e Cuidado Pessoal)
Pague Menos (Drogarias)
Petlove (Pet)
Ri Happy (Brinquedos)
Riachuelo (Moda)
Saraiva (Livrarias)
Tok&Stok (Artigos para o Lar e Escritório)
Vivara (Especializados)

Fonte: SuperVarejo