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Alta capilaridade expande as vendas

01 nov 2019

Assai Atacadista, Beira Rio e Magazine Luiza têm operações em quase todos os Estados do País

As três companhias que encabeçam o ranking Estadão Empresas Mais no segmento Grande Vencedor Individual têm em comum a abrangência regional dos seus negócios, com operações em praticamente todos os Estados brasileiros. Assai Atacadista, Beira Rio e Magazine Luiza formam o top três desta categoria. “Temos lojas em 19 Estados, entraremos em mais três neste ano e outros três no ano que vem. O objetivo é estar em todos os Estados até 2021″, diz Belmiro Gomes, presidente do Assaí. O atacarejo, que também obteve a primeira colocação no ranking regional Sudeste, abriu sua primeira lojaem 1974, em São Paulo, e atualmente conta com 150 unidades próprias abertas e outras 18 em construção. A meta é chegar até o fim deste ano com 167 lojas em funcionamento. “Estamos investindo cerca de R$ 1 bilhão em expansão e temos atualmente 304 mil metros quadrados em construção”, comenta Gomes. No ano passado, o grupo apresentou faturamento de R$ 24,9 bilhões, crescimento de 22% na comparação com o registrado no ano anterior. A rede conta atualmente com cerca de 38 mil colaboradores e a expectativa é de fechar o ano com 40 mil trabalhadores.

O executivo diz que, quando o GPA, empresa do Grupo Casino, adquiriu o Assaí, a rede faturava R$ 1,4 milhão e tinha 14 lojas. O GPA comprou 60% das ações do Assai em 2007 e o restante em 2010.0 Assai foi criado com o objetivo de atender os pequenos comerciantes, que passaram a ter a opção de fazer a reposição diária, sem precisar comprar para grandes períodos nem ter a necessidade de empenhar recursos em estoques. Ao longo dos anos, porém, donas de casa perceberam que também podiam economizar até 20% nas compras feitas na rede.

Assaí, também o primeiro colocado no ranking regional Sudeste, começou seus negócios em 1974

Desde 2011, a empresa passou a fornecer alguns itens com preços de atacado, mas em quantidades menores. O objetivo é dar mais opções para esse novo público e facilitaras compras para os pequenos comerciantes que nem sempre precisam adquirir grandes quantidades do mesmo item.

Engana-se, porém, quem acha que são apenas as famílias de baixa renda que buscam as lojas do grupo para fazer suas compras. São cerca de 214 milhões de clientes que passam pelas lojas da rede anualmente. De acordo com o executivo, as classes A e B têm participação expressiva nas vendas do Assai. Nas lojas, estão disponíveis mais de 7 mil itens de marcas nacionais e importadas de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza. No ano passado, foram atendidos 2,5 milhões de domicílios e feitos 16 milhões de transações de vendas. “Estamos ampliando nossa base de clientes, conquistando novos consumidores“, diz o executivo ao comentar que o modelo está bastante inspirado nos mercados americano e europeu.

Um dos motivos que têm contribuído para a conquista de clientes foi a mudança das lojas. Pelo menos 18 unidades já contam com ar-condicionado, iluminação diferenciada, refrigeração, ampliação do sortimento de produtos e adequações voltadas para cada região. “As reformulações das lojas começaram em 2011″, diz Gomes.

Os problemas de logística, entretanto, ainda são um desafio para a rede nos grandes centros. No ano passado, teve ainda uma agravante com a greve dos caminhoneiros, que parou o transporte de mercadorias por 11 dias durante maio e levou ao desabastecimento de vários estabelecimentos comerciais Brasil afora. “A paralisação dos teve um grande impacto negativo e afetou alguns sistemas de abastecimento, mas por volta de setembro e outubro o problema estava superado”, avalia o executivo. De acordo com Gomes, o efeito da greve foi pesado durante o período da paralisação, mas no fim do ano não foi tão grande quanto se previa.”No faturamento total, o impacto negativo no final foi de 1,5% a 2%.”