Bem-vindo(a), Fulano da Silva

A marca do respeito

11 mar 2019

RESULTADO DE UM ESTUDO FEITO PELO CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO GRUPO PADRÃO EM PARCERIA COM A CONSULTORIA CROMA, PRÊMIO ENALTECE AS EMPRESAS QUE MAIS TÊM CONSIDERAÇÃO PELOS SEUS CLIENTES

O que as marcas que mais respeitam seus consumidores têm em comum? Segundo o estudo Empresas que Mais Respeitam o Consumidor, responsabilidade social e ambiental é o mínimo que os consumidores esperam. Mas o que move, de fato, a intenção de compra são três premissas: qualidade, variedade e preço justo. “Consideração e preferência são os atributos que constroem a reputação”, afirmou Edmar Bulla, CEO da Croma, consultoria responsável pelo estudo.

Durante a entrega do prêmio, o executivo ressaltou que apenas 2% das mais de 500 marcas analisadas tiveram uma nota maior do que nove. “Isso indica, de imediato, que 98% das marcas têm a oportunidade de ser ainda melhores”, disse Bulla. Para chegar aos vencedores de cada uma das 43 categorias analisadas, o levantamento, feito em parceria com o Centro de Inteligência Padrão, contou com 2.025 entrevistados.

Outra revelação do estudo foi o fato de 73% das pessoas estarem insatisfeitas com a falta de clareza e autenticidade das marcas. Para elas, as empresas estão descoladas do “tecido social brasileiro”. “Autenticidade se constrói com proposta de valor tangível e palpável”, afirmou Bulla.

Durante o evento, Roberto Meir, CEO do Grupo Padrão, destacou ainda a importância desse tipo de reconhecimento após a maior recessão que o Brasil já enfrentou. “Temos que reconhecer quem faz o bem, quem constrói, quem gera empregos e quem traz oportunidades. É isso o que resgata a confiança das pessoas nas empresas e no Pais”, disse Meir, em um tom otimista. “Melhores dias virão. Vamos fazer de 2019 o melhor ano da nossa década”, convocou o executivo.

Entre as empresas que mais respeitam o consumidor estão Magazine Luiza. O Boticário e Netflix. Confira, a seguir, o comentário dos executivos de algumas das 43 empresas premiadas:

“Respeito a gente começa a construir dentro de casa, com a educação dada por nossos pais. O mais importante, aqui, é replicar isso para os nossos clientes.” Rogério Bortolotti, diretor de Planejamento, Vendas e Operações da Banda Larga Sky

“A premiação é uma resposta positiva ao nosso trabalho na Amazon. Focamos a diretriz de que o consumidor quer ser atendimento de forma rápida e eficiente. Para isso, investimos em distintos canais de comunicação e priorizamos solucionar a demanda no primeiro contato, somando velocidade com a reposta correta.” Daniel Mazini, diretor de Varejo da Amazon Brasil

“A Comgás sempre busca ser, pensar e agir como o cliente. Receber este prêmio mostra que a gente está caminhando na direção que ele, de fato, espera e deseja: serviços de excelência e maior performance.” Cyro Menezes, diretor de Relações com os Consumidores da Comgás

“O Brasil é um País com muitas redes, muitas empresas e o Zaffari, concentrado no Rio Grande do Sul e em São Paulo, estar sendo reconhecido sinal de que alguma coisa boa está sendo feita pelo Grupo.” Jodimar Luis Zaffari, diretor do Grupo Zaffari em São Paulo

“Respeito é entender o que o cliente gostaria de receber e realmente cumprir o que ele espera. É resolver um problema com empatia, como se ele fosse seu. Ser reconhecido e influenciar outras empresas a fazer um atendimento sensacional é muito importante para nós.” Yuri Dantas, head de Customer Experiente do Nubank

“Se um cliente entra em uma unidade da Panvel com uma receita com diferentes itens, nossa meta é atendê-lo prontamente. O consumidor tem uma expectativa na hora do atendimento, e buscamos responder ao desejado.” Roberto Coimbra, diretor-executivo da Panvel

“Trabalhamos muito para atender o cliente, uma tarefa contínua e que não chegou ao fim. Sabemos que o serviço oferecido hoje não servirá para esse mesmo cliente amanhã. Ele sempre demanda mais.” Monique Bernardes, Ouvidora do Santander

“A busca da excelência no atendimento é uma constância na nossa vida. O nosso principal objetivo hoje é oferecer o melhor no atendimento.” José Roberto Pascon, diretor de Planejamento e Engenharia da EDP

“Este prêmio é o resultado do nosso trabalho, uma jornada que a gente vem fazendo, construindo, ao longo dos anos, como toda a clareza na comunicação e nos vários canais de atendimento que a gente tem hoje.” Marly Yamamoto Lopes, diretora de Marketing e Sustentabilidade do Assaí Atacadista

“Respeito é um tratamento digno, humano, ágil. É entregar para o cliente aquilo que ele deseja de uma forma simples e fácil por meio da tecnologia.” Isabela Campos, diretora de Loyalty Solutions da MasterCard

“Para a Toyota, é muito importante receber esse reconhecimento porque, para nós, o cliente é o centro de tudo. Alguns de nossos principais pilares são respeito e melhora contínua.” Ignacio Funés, gerente-geral de Marketing da Toyota para o Brasil

“Respeito faz parte da nossa cultura. A essência da marca Shell é a ‘humanologia’ ou seja, oferecer a tecnologia da marca para um atendimento o mais humano possível todos os dias, em todos os postos. É para isso que acordamos cedo todos os dias.” Eduardo Wantuil, diretor de Marketing da Raízen

“O prêmio mostra que estamos no caminho certo em nossa relação com o consumidor. Hoje, você tem um cliente cada vez mais conectado, mais exigente. Para atender a esse perfil, adotamos ferramentas que permitem estarmos mais próximos do consumidor e de suas preferências.” José Sétimo Spini, diretor de Vendas e Pós-vendas da Audi

“O Magazine Luiza tem adotado, desde a fundação da empresa, uma política de centralidade total do cliente em todas as nossas ações. Ser reconhecido pelos próprios clientes é motivo de muito orgulho.” Ricardo Querino de Souza, gerente-geral de Atendimento do Magazine Luiza

“Eu acho que, na verdade, o prêmio vai muito a favor do que a gente acredita seguir praticando em 2019: o respeito aos nossos motoristas, parceiros e passageiros.” Maria Elisa Silva, Sênior Marketing Strategist da Uber

“Procuramos estar perto do consumidor para podermos entregar nossos produtos com velocidade e agilidade. Estamos na web, no aplicativo, ou seja, temos diversos canais para o cliente chegar até nós.” Aurélio Ferreira, diretor de Desenvolvimento da Ultragaz

“Respeito é, acima de tudo, entregar às cinco milhões de pessoas, que têm no seu bolso um dos nossos cartões, o que prometemos.” Fernando Cosenza, vice-presidente de Marketing Estratégico da Sodexo

Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/